A Rota do Românico alcançou, em 2017, o recorde de visitas de grupos organizados desde a sua apresentação pública, em 2008.
Nos 204 grupos registados, que traduzem um aumento de 20% face ao ano anterior, participaram cerca de 9.000 visitantes, provenientes sobretudo (80%) de Portugal. Os restantes partiram de França, Brasil, Alemanha, Japão e Espanha, país que se destacou pelo aumento de 30%.
Os valores apontados correspondem apenas aos visitantes registados pelos serviços da Rota do Românico, não contemplando as visitas escolares e todos aqueles que, de forma autónoma, visitaram os 58 monumentos deste projeto turístico-cultural, localizado no Norte de Portugal.
As perspetivas para o ano corrente, face às marcações de visitas já rececionadas, são bastante animadoras e foram reforçadas pela recente participação da Rota do Românico na FITUR – Feira Internacional de Turismo, que decorreu em Madrid (Espanha), entre 17 e 21 de janeiro.
Foram múltiplos os contactos estabelecidos com operadores turísticos na FITUR, um dos grandes certames mundiais do sector e que, em 2018, recebeu um fluxo de 251 mil participantes, o maior da sua história.
A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, foi também uma das personalidades que visitou o espaço expositivo da Rota do Românico, integrado no pavilhão do Turismo de Portugal.
Esta aposta estratégica na promoção e na inserção da Rota do Românico nos circuitos comerciais, nacionais e internacionais, vai manter-se até ao final do ano, estando já assegurada a presença em mais três eventos turísticos de referência: a BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, a ITB – Berlin (Alemanha) e a Turexpo Galicia (Espanha).
Rota do Românico