Início » Rota do Românico participa em projeto ibérico

Rota do Românico participa em projeto ibérico

por admin

A Rota do Românico é uma das parceiras do projeto editorial Enciclopédia do Românico em Portugal, cuja cerimónia pública de apresentação vai decorrer na próxima quarta-feira, 28 de fevereiro, pelas 16 horas, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP).

Este projeto irá permitir o estudo aprofundado de todo o românico nacional e a sua inclusão na monumental obra Enciclopédia do Românico, que conta já, para o território espanhol, com um total de 52 volumes publicados.

Dinamizada pela Fundación Santa María la Real del Patrimonio Histórico (FSMLR), sediada em Aguilar de Campoo (Palência, Espanha), a Enciclopédia do Românico foi agraciada pelo Prémio Europa Nostra 2003, na qualidade de melhor trabalho editorial sobre o Património Cultural.

A estreita parceria que, desde 2007, tem unido a FSMLR e a Rota do Românico numa contínua troca de experiências, assiste agora a um novo momento de colaboração, através do convite para a participação da Rota nos trabalhos da Enciclopédia do Românico em Portugal.

Esta colaboração, que se traduzirá pelo fornecimento de vasta documentação científica, planimétrica e fotográfica, assume-se igualmente como um reconhecimento do papel que a Rota do Românico tem vindo a desempenhar, na última década, na produção e disseminação de conhecimentos sobre a arte românica, materializadas nas cerca de duas dezenas de publicações editadas pelo seu Centro de Estudos do Românico e do Território.

Os trabalhos da Enciclopédia do Românico em Portugal serão desenvolvidos pelo Departamento de Ciências e Técnicas do Património, da FLUP, sob coordenação dos professores Lúcia Rosas, Leonor Botelho e Mário Barroca, que se juntam, assim, às mais de 2.000 pessoas, de diversas universidades e outras instituições, que já participaram na elaboração da Enciclopédia do Românico.

Na cerimónia de apresentação da Enciclopédia do Românico em Portugal serão também assinados os protocolos de cooperação da FSMLR (e da Fundación Ramón Areces, financiadora da publicação) com os parceiros nacionais: a FLUP, a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), a Direção Geral do Património Cultural (DGPC), o Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja (SNBCI) e a Rota do Românico, que será representada por Humberto Brito, presidente da entidade gestora deste projeto turístico-cultural, a Associação de Municípios do Vale do Sousa.

A Rota do Românico reúne, atualmente, 58 monumentos, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende), no Norte de Portugal.

Rota do Românico

23 de fevereiro de 2018

www.rotadoromanico.com

Também poderá gostar de

Escrever um comentário