CHTS teve pela via do concurso um dos maiores aumentos de médicos especialistas nos últimos tempos
Foi publicado em Diário da República um despacho conjunto do Ministério Finanças e da Saúde, que abre concurso para a colocação de médicos especialistas, tendo sido atribuído ao Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa(CHTS), 23 médicos de diversas especialidades.
O CHTS, que integra o Hospital de Penafiel e o Hospital de Amarante, recebe mais de duas dezenas de médicos distribuídos pelas especialidades de Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia geral, Doenças infeciosas, Endocrinologia e nutrição, Ginecologia/obstetrícia, Medicina interna, Nefrologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Patologia clínica, Pediatria, Pneumologia e Radiologia.
Para o Presidente do Conselho de Administração, Carlos Alberto, “este esforço da tutela é o reconhecimento da necessidade de reforço dos médicos no CHTS para dar uma maior resposta à necessidades da nossa população. Os dois hospitais do Centro Hospitalar enfrentam uma enorme carga assistencial, por servir mais de 5% de toda a população portuguesa (520.000 habitantes de 12 concelhos em 4 Distritos) e ainda pelo facto de ser a 2ª maior urgência do Norte do país, logo depois do Centro Hospitalar S. João, pelo que esta noticia, apesar de não resolver todos os problemas é motivo de enorme satisfação”
O serviço de Medicina Interna, por exemplo, que tem sofrido enormes carências de médicos, viu reconhecida essa mesma necessidade pela tutela e foi o serviço contemplado pelo maior número de vagas em todo o país.
Embora haja ainda algumas especialidades em que não possuímos todos os recursos humanos que gostaríamos (atendendo à falta de meios humanos disponíveis a nível nacional), o reforço agora previsto com a abertura deste concurso vai permitir uma melhoria na prestação dos cuidados aos utentes e ainda um maior combate às listas de espera em consultas e cirurgias.
Outra das preocupações da administração passa por tornar cada vez mais atrativo o CHTS para a fixação de novos profissionais atendendo à sua boa localização geográfica, aos diversos projectos inovadores em curso e à possibilidade de desenvolvimento de áreas de investigação pela grande casuística que a nossa dimensão proporciona.
Distribuição dos novos 23 médicos especialistas distribuídos por 14 especialidades :
- Anestesiologia – 2
- Cardiologia – 1
- Cirurgia geral – 1
- Doenças infeciosas – 1
- Endocrinologia e nutrição – 1
- Ginecologia/obstetrícia – 2
- Medicina interna – 7
- Nefrologia – 1
- Oftalmologia – 2
- Otorrinolaringologia – 1
- Patologia clínica – 1
- Pediatria – 1
- Pneumologia – 1
- Radiologia – 1
A abertura deste concurso por parte dos Ministérios da Saúde e Finanças tem como principal objetivo reforçar a capacidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS) através da contratação de médicos especialistas para integração na área hospitalar.