FESTIVAL DA LAMPREIA, DOÇARIA E VINHOS ESTIVERAM EM DESTAQUE
GONÇALO ROCHA QUER CONTINUAR A VALORIZAR A VERTENTE TURISTÍCA
O concelho de Castelo de Paiva esteve representado na 30ª edição da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, a maior feira deste sector em Portugal, um certame anual com uma grandeza internacional, que congrega expositores nacionais e estrangeiros e que ontem encerrou nas instalações da FIL, com o presidente da edilidade paivense,Gonçalo Rocha, a destacar a importância da presença do município paivense nesta iniciativa de grande promoção turística, que serve, na sua opinião, para reforçar a aposta de afirmação pela positiva da Terra de Paiva, divulgando e promovendo os grandes eventos da edilidade e aquilo que esta terra duriense tem de melhor.
Através do espaço único da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, o concelho de Castelo de Paiva esteve novamente presente, naquele que é o salão referência para a indústria do Turismo Nacional, e nesta nova participação, Castelo de Paiva promoveu os produtos que, definitivamente, captam mais público para o território, nomeadamente a gastronomia, doçaria tradicional e vinhos, turismo de natureza e touring cultural e paisagístico, sendo que, neste enfoque, além de divulgar o que de melhor por cá se produz, com momentos de degustação, orientados para oFestival da Lampreia, um evento que se vai desenrolar já no próximo fim de semana de 10 e 11de Março, na requalificada zona ribeirinha de Boure / Sardoura, pretendendo-se ainda, divulgar Castelo de Paiva como destino atractivo para os apreciadores da natureza e dos diversificados desportos que por cá se praticam, e ainda divulgar os eventos que mais dinâmica conferem ao concelho, nomeadamente os festejos de S. João e a Feira do Vinho Verde, que este ano se evidenciam pelos grandes concertos que estão em perspectiva, com os D.A.M.A. e outros.
Na participação de Castelo de Paiva na BTL destacou se na tarde de sexta feira, a apresentação do II Festival da Lampreia de Castelo de Paiva e a degustação de iguarias gastronómicas, acontecendo ainda, uma breve apresentação da Casa de Payva, com a realização de uma degustação de produtos regionais, doçaria e prova de vinhos verdes.
Para o autarca paivense Gonçalo Rocha, que se fez acompanhar da Vereadora do Turismo, Paula Melo, é extremamente importante e crucial, que Castelo de Paivapossa continuar a mostrar o seu potencial, os seus recursos endógenos, insistindo na importância da concretização dos grandes projectos em curso e orientados para osPercursos Pedestres e relacionados para as temáticas dos rios, serra, vinhas e minas, procurando dar a conhecer aos visitantes um conjunto de actividades económicas das gentes paivenses, sempre prontas a receber e a dar o seu melhor a quem nos visita, sem esquecer o valor e a importância da Rota do Românico e a mais valia que tem para o município e para a região, não esquecendo, por ultimo, de evidenciar que, Castelo de Paiva é sempre uma terra que vale a pena conhecer, porque tem o essencial e uma grandeza fantástica, que são pessoas simples, humildes e muito acolhedoras, um património único de uma terra que se apresenta com alma e com chama e que sabe receber bem, apostando cada vez mais, num futuro mais promissor.
Considerando o sector do turismo essencial para ajudar a alavancar a economia local, o presidente Gonçalo Rocha mostra-se orgulhoso com mais esta presença de sucesso e destacou que, outras acções de promoção turística do concelho serão concretizadas no corrente ano, evidenciando que estas presenças no palco da BTL em Lisboa são assumidas como oportunidade única e de excelência de mostrar Castelo de Paiva ao mundo, com aquilo que de melhor têm o município, com exposição de produtos regionais, com uma grande componente orientada para a gastronomia local, doçaria tradicional e os renomados e famosos vinhos verdes, bem como a oferta hoteleira disponível nesta terra do Vale do Paiva, salientando também, que o município tem muitas outras potencialidades turísticas que importa promover e dar a conhecer, acreditando que, depois desta acção de divulgação no maior certame de turismo do país, mais visitantes tenham vontade e o desejo de vir conhecer Castelo de Paiva.
O autarca deixou vincada a ideia de que, “ quando tivermos toda a nossa estratégia turística do “Viver o Paiva Douro “ concretizada no terreno, recuperando as nossas raízes e o património histórico, puxando ainda mais pela valorização cultural, potenciando ainda mais as nossas paisagens, a nossa gastronomia de excelência, vinhos, doçaria, produtos locais, artesanato, a nossa marca “ Casa de Payva “, a hotelaria, a restauração, o comércio e, concretizada com a ligação da Variante à EN 222 até à A32 em Canedo, vamos ser mesmo muito fortes, não tenho dúvidas…será um desafio que queremos vencer “.
Nesta participação, ficou evidente que a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa continua a acreditar no enorme potencial deste evento e, voltou a ter uma presença inovadora e competitiva, apresentando acções orientadas para as provas de vinhos e degustações de produtos regionais, únicos no mundo inteiro, demonstrações ao vivo do trabalho de artesãos e exposição dos seus trabalhos e, ainda, com a participação de alguns dos melhores operadores turísticos e produtores, desta que é uma das regiões mais ricas, em beleza e diversidade de paisagens naturais.
Carlos Oliveira / Assessor de Imprensa
Gabinete de Imprensa e Relações Públicas