Novo site e tecnologias do CHTS visam a proximidade com utentes
App ‘MyCHTS’ lançada brevemente
Acompanhantes e visitantes passam a ser notificados por SMS
O novo website do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) está já online em www.chts.min-saude.pt
O novo website faz parte da estratégia do CHTS na área das novas tecnologias e simplificação de processos que tem vindo a ser implementada pelo Serviço de Relações Públicas e Comunicação e pelo Serviço de Informática.Para além de uma nova imagem gráfica e mais funcionalidades, a nova página online do CHTS é também responsiva, permitindo uma navegação mais eficaz em dispositivos móveis.
O novo site está integrado na lógica do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e na estratégia que tem vindo a ser seguida pelo Ministério da Saúde para a uniformização da linguagem, melhorando a acessibilidade dos utentes à informação e permitindo uma maior interação com a comunidade.
Além do lançamento do novo website, brevemente será também apresentada a aplicação para dispositivos móveis ‘MyCHTS’ que vai permitir aos utentes do CHTS receber notificações de consultas e exames marcados, bem como consultar esta informação de uma forma mais prática e rápida.
A aplicação é gratuita e vai estar disponível para descarregar na App Store e na Google Play. Para aceder à informação, o número de telemóvel utilizado tem que estar registado no processo do utente/utilizador.
Acompanhantes e visitantes passam a ser notificados por SMS
Com o objetivo de desburocratizar e facilitar procedimentos, o CHTS, no acesso aos cartões de Visitante e Acompanhante, passou a emitir por SMS informação de entrega e devolução dos cartões em vez de declaração em papel.
Em termos práticos, o acompanhante regista-se no Posto de Visitas, no piso 2 do Hospital Padre Américo , em Penafiel, para levantar os cartões de Visitante e Acompanhante, sendo enviada uma SMS para o número que ficou registado como acompanhante do doente internado.
No momento da alta, depois de devolvidos os cartões, é enviada nova SMS que confirma a devolução dos cartões por parte do responsável pelos cartões. Recorde-se que o CHTS já tinha simplificado o sistema de visitas e registos, evitando longas filas de espera, em fevereiro de 2017.
De referir também que, em novembro último, o CHTS passou a fazer parte do projeto ‘SNS sem Papel’, tornando-se assim o maior centro hospitalar a aceitar o desafio de ‘Hospital Sem Papel’.
Este processo, liderado pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS, EPE), tem como finalidade a desburocratização, desmaterialização e aposta na informatização nas instituições do SNS.