Início » CASTELO DE PAIVA VOLTA A CELEBRAR DIA NACIONAL DOS MOINHOS –ABERTOS

CASTELO DE PAIVA VOLTA A CELEBRAR DIA NACIONAL DOS MOINHOS –ABERTOS

por admin

No fim de semana de 7/8 de Abril 

No âmbito do Dia Nacional dos Moinhos, que se assinala a 7 de Abril, terá lugar pelo décimo segundo ano consecutivo, o Dia dos Moinhos Abertos de Portugal, iniciativa organizada pela Rede Portuguesa de Moinhos, com o apoio da TIMS – Sociedade Internacional de Molinologia, sendo que, no concelho de Castelo de Paiva esta celebração estará centrada na Atafona do Linho, no espaço da ADEP, no Parque das Tílias, e no Moinho de Cabril, em S. Martinho, com a realização de visitas e várias actividades.

     Com esta acção, pretende-se chamar a atenção dos portugueses para o inestimável valor patrimonial dos nossos moinhos tradicionais, de forma a motivar e coordenar vontades e esforços de proprietários, moleiros, organizações associativas, autarquias locais, museus, investigadores, molinólogos, entusiastas, amigos dos moinhos e população em geral, sendo que, nos dias 7 e 8 de Abril estarão a funcionar e abertos ao público para visita gratuita largas dezenas de moinhos em funcionamento, de todos os tipos, um pouco por todo o país, com o registo de que, cada moinho terá um programa de actividades próprio com visitas guiadas, animações, demonstrações, palestras e outras acções de sensibilização.

     Nesse sentido, no concelho de Castelo de Paiva, com a indispensável colaboração dos seus proprietários e o apoio de algumas associações locais, vão estar abertos ao público os seguintes moinhos: a Atafona do Linho da ADEP e o Moinho de Cabril, localizado no lugar de Cabril, freguesia de S. Martinho.

Registe-se o facto da adesão a esta iniciativa se encontrar em crescendo de ano para ano, tanto no número de moinhos aderentes, como do número de visitantes, sendo que, conforme refere Armando Carvalho Ferreira, da Rede Portuguesa de Moinhos, nas últimas edições foram contabilizados mais de um milhar de visitantes nos moinhos da região de Aveiro.

A edilidade paivense volta a colaborar na divulgação da iniciativa como forma de apoio, ajudando a potenciar a adesão dos visitantes aos moinhos que vão estar abertos no concelho e para mais informações sobre esta iniciativa na região de Aveiro, os interessados devem contactar através do telefone 214324358 ou do correio electrónico moinhosdeportugal@gmail.com, com programa detalhado a nível nacional a ser disponibilizado em www.moinhosdeportugal.org.

Atafona de Linho
Descrição do Moinho
Distrito Aveiro
Concelho Castelo de Paiva
Localidade Castelo de Paiva
Designação Atafona de Linho
Descrição Engenho movido pela força animal, da mesma tipologia das atafonas, em perfeito estado de conservação, o qual servia para “moer” o linho, possuindo todo o equipamento associado a essa função.
Morada Parque das Tílias
Frutuária
4550-228 Castelo de Paiva
Como chegar O Parque das Tílias, sede da ADEP, situa-se na saída norte de Castelo de Paiva, na direcção de S. Martinho da Sardoura, junto à EN 224. GPS: N41.044926; W8.274062
Telefone 255689486
Fax
E-mail adeppaiva@gmail.com
Moleiro
Proprietário ADEP – Associação de Estudo e Defesa do Património Histórico-Cultural de Castelo de Paiva
Para visitar (todo o ano) Contactar a ADEP.

Moinho do Cabril
Descrição do Moinho
Distrito Aveiro
Concelho Castelo de Paiva
Localidade Cabril, Vila Verde – S. Martinho de Sardoura
Designação Moinho do Cabril
Descrição Moinho de rodízio com dois casais de mós.
Morada Cabril, Vila Verde – S. Martinho de Sardoura
Como chegar Em Entre-os-Rios apanhar EN224 em direção a Sobrado, em Greire apanhar a EN222-1 em direção a Sardoura, aqui sair para o caminho municipal 1135 até Vila Verde. Nesta zona tem placas a indicar com o nome do moinho.
Telefone 917284323 – Justino Coelho
Fax  
E-mail  
Moleiro Justino Coelho
Proprietário Justino Coelho
Para visitar (todo o ano) Todo o ano – diariamente

Carlos Oliveira

Gabinete de Imprensa e Relações Públicas

Também poderá gostar de

Escrever um comentário