Cerca de 300 participantes no evento
Lousada foi palco da 3.ª edição dos 100K, que se realizou no passado domingo, dia 25, no Complexo Desportivo.
Luís Gil venceu pelo terceiro ano consecutivo o 100K Portugal, com o tempo de 07h35m04s.
Este evento foi composto pelas provas Ultramaratona (100Kms) individual e estafeta de quatro atletas, Maratona (42.195m) individual e 10K (10kms) individual.
Os 100K assume-se como um evento pioneiro em Portugal que integra o circuito mundial da modalidade, estando a ser divulgada na Ultra Marathon Statistics.
O Vereador do Desporto, Dr. António Augusto Silva, o balanço deste evento “é um balanço muito positivo que se pode fazer. Estiveram presentes cerca de 300 atletas nas três modalidades que compõem estes 100K. Estiveram presentes atletas de nove nacionalidades. Temos cada vez mais pessoas de Lousada a correr e mais pessoas a participar nas provas que se realizam em Lousada. O facto de nós termos o circuito Lousada a Correr, em que as provas pontuam para esse circuito faz com que muitos dos atletas participem para poderem pontuar”.
Participaram nesta edição atletas de várias nacionalidades para além da portuguesa. Assim, estão inscritos atletas da Alemanha, Brasil, Espanha, França, Grã-Bretanha, Irlanda, Moldávia e Polónia.
Antes de ser dado início à prova foi feita uma homenagem, a título póstumo, à atleta Analice Silva, com o dorsal honorário número 1.
Luís Gil: o vencedor
O grande vencedor, que pela terceira vez passou a meta em primeiro lugar, foi Luís Gil, que destacou o facto de “aqui em Lousada tenho sido sempre feliz. As coisas têm corrido bem, não só pela classificação, mas também porque não saio lesionado, o que é ótimo”.
O vencedor teve ainda a oportunidade de destacar que gosta “deste tipo de provas, em que corremos na pista, em terra batida e no asfalto. Para além disso, também temos a subida, a descida, o plano, que confere características únicas, e que só quem é mesmo forte consegue aguentar algo semelhante”.
O pódio dos 100Kms foi ainda constituído por Arturo Rey, em segundo lugar, e Ramin Madini, em terceiro.
Os 100Kms Estafeta foi ganho pelo Grupo Dramático e Recreativo da Retorta, a que se seguiu o grupo de Isabel Herrero e os Veteranos do Porto.
No que respeita à Maratona, a classificação geral coloca Adelino Silva em primeiro lugar, seguido de Telmo reis, João Oliveira e Mónica Ferreira.
A prova dos 10Kms foi ganha por Hélder Oliveira, a que se seguiu Amadeu Rocha e Luís bessa. No escalão feminino foi Catarina Neves a primeira classificada, seguida por Antónia Bessa e Celina Silva.
A equipa mais numerosa a participar recebeu uma lembrança. No caso foi a formação Lousada Runners que recebeu um cabaz com produtos de Lousada.
A organização da prova entregou ainda um cheque no valor de 250€ à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lousada.