Início » Mais de 400 alunos de Lousada envolvidos no “Aprendiz por 1 dia”

Mais de 400 alunos de Lousada envolvidos no “Aprendiz por 1 dia”

por admin

A Câmara de Lousada promoveu a 7.ª edição do “Aprendiz por 1 dia”, cuja base passou por proporcionar aos alunos do concelho, que frequentam o 9.º ano de escolaridade, um dia em que têm a possibilidade de experimentar a sua profissão de sonho.

O “Aprendiz por 1 Dia” contou com a participação de 400 alunos que foram recebidos em 60 entidades, durante a interrupção letiva da Páscoa, entre os dias 3 e 6 de abril.

O Vereador da Educação, Dr. António Augusto Silva, destaca que “esta é uma atividade já consolidada e que tem feito o agrado dos nossos jovens aprendizes. Não posso deixar de agradecer às instituições e empresas do concelho e de fora dele a disponibilidade e carinho com que receberam os nossos alunos neste primeiro contacto com o mundo do trabalho”.

Foram abrangidas 96 áreas profissionais, como bioquímica, biologia marinha, desenho de construção civil, arquitetura e astronomia. Mas também houve solicitações de jovens que pretendem ser agricultores, cozinheiros, costureiras, estilistas, camionistas, serralheiros, historiadores ou locutores de rádio e até mesmo um técnico de pirotecnia.

As instituições que vão receber os jovens de Lousada foram, por exemplo, a Santa Casa ada Misericórdia de Lousada, o Centro de Saúde, o Planetário do Porto, o Instituto Português de Fotografia, a Rádio Vizela, a RTP, a GNR, o Zoo da Maia, a Nortávia, entre muitas outras que se associam a este projeto.

O “Aprendiz por 1 dia” tem como objetivo a redução do abandono precoce da escolaridade mínima obrigatória e a orientação para a escola do futuro, numa perspetiva de prevenção do abandono e de incentivar a progressão escolar para a conclusão da escolaridade obrigatória.

O projeto insere-se no Programa DICAS (Diversidade, Inclusão, Complexidade, Autonomia e Solidariedade) e é composto pelo “Orienta-te e Segue”, pelo Pré-SEA e pelo SEA (Sinalização, Encaminhamento e Acompanhamento).

O que pensam os aprendizes

João Leal, aluno da Escola Secundária de Lousada, teve como primeira opção experimentar a profissão de Piloto Comercial. No final do dia o jovem aluno referiu que “esta experiência correspondeu as expetativa que tinha. Aprendi que se quiser seguir aquilo que eu gosto mesmo tenho de dar o meu máximo e trabalhar arduamente todos os dias”.

Francisco Nunes, também aluno da Escola Secundária de Lousada, referiu que esta ida à Nortávia foi muito interessante, apesar de ter sido “a segunda opção de escolha, porque pretendo ser Engenheiro Aeronáutico. No entanto, atingiu as minhas expetativas, na medida em que aprendi muito sobre aeronaves”.

Renato Teixeira, da EB2,3 de Nevogilde, pretende enveredar pela carreira militar, mais concretamente GNR e, nesse sentido, participou nas atividades do “Aprendiz por 1 dia” no Posto Territorial de Lousada. De acordo com o aluno “esta foi a primeira escolha, porque quis experimentar e conhecer mais sobre esta profissão que penso ter no futuro”.

Também poderá gostar de

Escrever um comentário