Início » “Cuidar e proteger ajuda-nos a crescer” é o mote do Município de Lousada para assinalar o mês da “Prevenção dos maus-tratos na infância”

“Cuidar e proteger ajuda-nos a crescer” é o mote do Município de Lousada para assinalar o mês da “Prevenção dos maus-tratos na infância”

por admin

 

Mês da Prevenção dos maus-tratos

Em abril assinala-se o mês da “Prevenção dos maus-tratos na infância” e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens e o Município de Lousada têm preparado um conjunto de iniciativas neste âmbito sob a designação “Cuidar e proteger ajuda-nos a crescer”.

Tendo em conta que a Câmara de Municipal de Lousada, consagrou o ano de 2018 como o “Ano Municipal da Criança”, as iniciativas vão estender-se para além do mês de abril e associar-se, sempre que possível, a outras ações do concelho, para garantir uma maior visibilidade à nossa missão e envolvimento de todos os sectores da comunidade para a valorização da criança.

Entre 16 e 30 de abril as escolas do Concelho dinamizarão ações de sensibilização sobre os Direitos da Criança, através da Hora do Conto, explorando-se uma história alusiva a esta temática, com ilustrações para que as crianças do 3º e 4º ano de todos os Agrupamentos de Escolas de Lousada possam construir um Mural dos seus Direitos.

Até 30 de abril está a ser divulgado o calendário dos afetos, através das entidades que compõem a CPCJ e escolas, com o objetivo de levar a todas as famílias uma mensagem positiva para a criação de uma cultura amiga dos Direitos da Criança com sugestões de atividades simples em família.

No dia 26, quinta-feira, a Avenida Senhor dos Aflitos vai ser palco de uma atividade lúdica e desportiva, em que os alunos do 3.º e 4.º ano vão dar forma a um Laço Humano. O convite é feito a todos para que, nesse dia, vistam uma peça de roupa azul.

Na sexta-feira, dia 27, realiza-se a Festa Azul na Associação Aparecer – Associação que visa o Desenvolvimento Local da Vila de Aparecida – que se associa também a esta causa.

Também o LAC Patinagem se associa a esta causa e, nesse sentido, vai envergar uma faixa azul em todas as suas iniciativas, para assinalar a Campanha do Mês da Prevenção dos Maus-tratos.

O Laço Azul

A Campanha do Laço Azul nasceu em 1989, quando uma avó, atenta e preocupada, amarrou uma fita azul à antena do seu carro. A trágica história de maus tratos aos seus netos fez com que a avó a alertar a comunidade para este problema que é, muitas vezes, camuflado pela família.

A cor azul surge porque lembra os corpos espancados e as nódoas negras resultantes das agressões.

Também poderá gostar de

Escrever um comentário