Início » Museu Municipal de Penafiel comemora 70 anos de existência com entradas gratuitas nos dias 17 e 21

Museu Municipal de Penafiel comemora 70 anos de existência com entradas gratuitas nos dias 17 e 21

por admin

Museu e os seus núcleos já receberam cerca de 200 mil visitantes

No âmbito das comemorações, nos dias 17 e 21, as entradas são gratuitas

O Museu Municipal de Penafiel vai comemorar o seu 70.º aniversário, nos dias 17 e 21 de abril, com diversas atividades, todas com entrada gratuita.

No dia 17, dia da fundação do Museu Municipal, vai ser inaugurada, às 18h30, a exposição evocativa “70 anos do Museu”. A exposição vai estar patente até 30 de Setembro.

Já no dia 21, às 10h00 haverá uma visita guiada pela exposição alusiva ao aniversário do Museu, seguindo-se a cerimónia de entrega do Prémio Valor e Mérito da Associação de Amigos do Museu Municipal de Penafiel. Às 14h30, a iniciativa “Contos e estórias para todos” será dinamizada por Gusta Santos. Segue-se às 16h00, o teatro de marionetas “Um monumento, um enredo”, da Rota do Românico, com interpretação da equipa do Museu. Durante a tarde haverá ainda mostra de ofícios tradicionais (tecelagem, cestaria e artesanato em madeira), bem como jogos matemáticos e pinturas faciais. Ainda no dia 21, às 17h30 terá início o concerto dos Dal Capo e às 21h30, o concerto do Grupo de Guitarras de Penafiel.

O Museu Municipal de Penafiel foi fundado a 17 de abril de 1948, junto da Biblioteca, no Palacete do Barão do Calvário, e teve como primeiro diretor, Abílio Miranda. Após algumas décadas provisoriamente instalado na Rua Conde Ferreira, o Museu Municipal finalmente mudou para as suas definitivas instalações, em 2009, em pleno centro histórico da cidade, num edifício recuperado pelos arquitetos Fernando Távora e Bernardo Távora, com uma profunda remodelação do Palacete setecentista dos Pereira do Lago, na Rua do Paço.

Pelo Museu Municipal e seus núcleos museológicos, passaram cerca de 200 mil visitantes, desde 2009, data de inauguração do novo edifício e espaço de divulgação da história do concelho.

Em 2010, foi eleito o Melhor Museu Português pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM), tendo nesse mesmo ano sido também nomeado para o prémio EMYA – European Museum of the Year Award, pelo European Museum Forum (EMF), constituindo um importante reconhecimento por parte da comunidade museológica internacional. O Museu Municipal integra, desde 2013, o Excellence Club da European Heritage Association.

O Museu Municipal de Penafiel é um espaço de referência cultural que alia a história e o património, de mão dada com a modernidade e as novas tecnologias, preservando a identidade do concelho. Conta com cinco salas temáticas dedicadas à Identidade, Território, Arqueologia, Ofícios e à Terra e Água. O Museu é ainda composto por quatro núcleos museológicos – Castro do Monte Mozinho, Moinho da Ponte de Novelas, Engenho de Sebolido e a Aldeia de Quintandona.

 

Também poderá gostar de

Escrever um comentário