O Presidente da Câmara Municipal de Lousada, Dr. Pedro Machado, assinou na passada sexta-feira, dia 4, em Fornos de Algodres, um protocolo com a Associação Nacional de Proteção Civil (ANPC) homologado pelo Ministro da Administração Interna, Dr. Eduardo Cabrita e com a presença do Presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lousada (AHBVL), Antero Correia. O documento tem como finalidade o financiamento e constituição de uma Equipa de Intervenção Permanente (EIP) para o corpo de Bombeiros.
De acordo com o documento aprovado no âmbito do objetivo governamental “Melhorar a eficiência da proteção civil e as condições de prevenção e socorro” prevê-se a “melhoria e eficiência da proteção civil e das condições de prevenção e socorro face a acidentes e catástrofes, designadamente mediante a valorização das associações e dos corpos de bombeiros voluntários, enquanto verdadeiros pilares do sistema de proteção e socorro”.
A Equipa de Intervenção Permanente (EIP) é constituída por cinco bombeiros em regime de permanência “e têm como missão assegurar serviços de combate aos incêndios; de socorro à população local em caso de incêndios, inundações, desabamentos, abalroamentos e em todos os acidentes ou catástrofes”.
O financiamento desta equipa é dividido em partes iguais, pela Câmara Municipal de Lousada e pela ANPC.