Início » Penafiel vai comemorar Festividades do Corpo de Deus

Penafiel vai comemorar Festividades do Corpo de Deus

por admin

Valorização e preservação das Seculares Festas da Cidade e do Concelho voltam a promover a Cavalhada e os 6 Bailes tradicionais

 

Majestosa Procissão do Corpo de Deus vai integrar centenas de figurantes

Augusto Canário sobe ao palco do Campo da Feira, no dia 30 de junho

 

A secular celebração do Corpo de Deus, em Penafiel, vai decorrer de 30 de maio a 3 junho. As Seculares Festas da Cidade e do Concelho misturam o sagrado com o profano, e envolvem toda a comunidade local na valorização e preservação da tradição.

No dia 30 de maio, a partir das 10h30, terá lugar o tradicional Cortejo do Carneirinho, com a participação das crianças de várias escolas do concelho. O desfile vai passar pelas principais ruas da cidade de Penafiel, e será uma homenagem à comunidade docente.

No mesmo dia, às 21h30, irá decorrer a Cavalhada, anunciada por bombos e pela Bicha Serpe, seguindo-se a apresentação pública dos 6 Bailes – Ferreiros, Pedreiros, Pauzinhos, Pretos, Floreiras e Turcos, que atuam em frente à Câmara Municipal de Penafiel. A atuação dos Bailes recupera a tradição das antigas “danças e invenções” que, séculos antes, constituíam a obrigação das corporações de ofícios. Ainda no dia 30 de maio, Augusto Canário dará um concerto, no Campo da Feira, à meia-noite.

No dia 31 de maio, Dia do Corpo de Deus, às 11h30, será realizada a Missa Solene na Igreja Matriz. A partir das 15h00, o Largo da Ajuda receberá três concertos, protagonizados pela Banda Musical de Rio de Moinhos, Banda Musical de Lagares e Banda Musical de Paço de Sousa.

Ainda no Dia do Corpo de Deus terá lugar o ponto alto das festividades, a Majestosa Procissão do Corpo de Deus, que sairá da Igreja Matriz às 17h30. Na chegada ao Santuário do Sameiro haverá uma largada de pombos, em colaboração com a Sociedade Columbófila de Penafiel.

Já no dia 1 de junho, às 21h45, o Largo da Ajuda receberá a “Noite de Fados”, a cargo do Grupo de Guitarras de Penafiel.

No dia 2, a partir das 17h00, decorrerá o desfile de moda que conta com a colaboração da Associação Empresarial de Penafiel e apoio da Câmara Municipal de Penafiel. Neste dia haverá ainda um encontro de bombos.

As Festividades das Seculares Festas da Cidade e do Concelho vão terminar, no dia 3 de junho, às 14h00, com o “XI Encontro Etnográfico do Tâmega e Sousa”, no Campo da Feira, com a atuação de vários grupos e ranchos folclóricos.

Também poderá gostar de

Escrever um comentário