Início » Jornadas da Saúde de Lousada com saúde mental em destaque

Jornadas da Saúde de Lousada com saúde mental em destaque

por admin

Lousada acolheu as Jornadas de Saúde em contextos educativos nos dias 27 e 28 de junho, destinadas sobretudo a profissionais de saúde da região do Tâmega e Sousa, a docentes e não docentes dos agrupamentos/escolas dos concelhos de Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira e técnicos de ação social dos referidos concelhos.

Na sessão de abertura o Presidente da Câmara de Lousada, Dr. Pedro Machado, começou por afirmar que “é muito importante colocar a educação, saúde e área social a debater estes temas de grande atualidade, em que o trabalho de parceria se assume muito mais profícuo”.

A propósito do tema central destas Jornadas que foi a saúde mental, o Presidente da Câmara destacou que “este é um problema com grande incidência em toda a região e que merece toda a atenção por parte dos responsáveis. Aliás, são muitas as variáveis que influenciam a aprendizagem dos alunos e podem também despoletar problemas de saúde e problemas sociais. E, por isso, estas reflexões são importantes”.

A abertura destas Jornadas contou ainda com a participação do Dr. José Carlos Sousa, da Direção-Geral de Educação, que referenciou “a importância da partilha de experiencias dos três concelhos que têm focos diferentes e, por isso, as estratégias das escolas devem também ser diferenciadas”.

O Dr. Pimenta Marinho, Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde Norte, destacou que “a saúde mental é uma prioridade de Portugal e da ARS Norte e, nesse sentido, nossa obrigação investir nessa área”.

O Diretor do Centro Distrital do Porto ISS, Dr. Miguel Cardoso, defendeu que “a temática da saúde mental toca a todos e de nada vale ter discursos eloquente se não houver concretização efetiva e, por isso, mais uma vez reitero que as parcerias são de extrema importância para que se chegue a um resultado mais rápido e eficaz, saindo a ganhar o cidadão”.

A importância do sono explicada pela Dra. Teresa Paiva

A Conferência de abertura teve como oradora a Dra. Teresa Paiva, Neurologista, iSleep – Centro do Sono, que abordou o tema “A problemática da saúde mental nos contextos educativos”. A moderação esteve a cargo do Vereador da Educação da Câmara de Lousada, Dr. António Augusto Silva.

“Agarrados ao ecrã”, foi o mote de Joana Almeida Silva, jornalista do JN, e o “Projeto de Promoção de Comportamentos Preventivos”, foi o tema apresentado pela Dra. Liliana Costa, do projeto IUPIOK!, da UCC Lousada. A moderação esteve a cargo de José Ribeiro, Enfermeiro Diretor do CHTS.

O final do primeiro dia de trabalhos foi dedicado a comunicações livres, com a moderação da Dra. Paula Gouveia, Pedopsiquitra do CHTS.

Boas práticas apresentadas

O segundo dia de trabalhos começou com as comunicações livres, com moderação do Dr. Hugo Novais, Coordenador do PES do Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca.

“Derrubando Muros e Construindo Pontes Literacia em Saúde Mental” foi o objeto da conferência apresentada pelo Dr. Orlando von Doellinger, da Faculdade de Medicina da UP e Diretor DPSM do CHTS. A moderação esteve a cargo da Dra. Filomena Silva, Vereadora da Saúde da Câmara de Paços de Ferreira.

O painel seguinte tratou da “Saúde Mental: do que estamos a falar? Como promover?”, com a participação da Dra. Lúcia Neves, da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Dra. Lurdes Neves, Psicóloga Clínica, e Dra. Filipa Soares, Psicóloga/Mindfulness na Educação. A moderadora foi a Dra. Vanessa Pereira, Psicóloga do Agrupamento de Escolas de Eiriz.

Os trabalhos da tarde abriram com um momento musical, a que se seguiu a apresentação “Selo Protetor” Certificação de Boas Práticas, no âmbito da promoção e defesa dos direitos das crianças e jovens, com a Dra. Fátima Conduta da Silva, da CNPDPCJ. A moderação esteve a cargo da Dra. Vera Reis, Presidente da CPCJ Lousada.

“Realidades Locais constrangimentos e contributos. O Plano de Desenvolvimento Social como instrumento” foi o tema seguinte. Participaram a Dra. Rosário Loureiro, do Centro Distrital Segurança Social do Porto, a Dra. Ana Cláudia Ribeiro, do Centro Distrital Segurança Social de Setúbal, e o Dr. Hugo Lopes – ACeS Tâmega III – Vale do Sousa Norte. A moderação foi feita pela Vereadora da Saúde da Câmara de Lousada, Dra. Cristina Moreira.

“No limiar do pensamento” foi o tema apresentado pelo Dr. António Sequeira, do London School Film, e Carlos Sequeira, do ESEP.

As últimas apresentações destas Jornadas tiveram como base as Boas Práticas. Foram apresentados os temas “Do Diagnóstico à Ação: + Vida em Contextos Educativos”, pela Dra. Paula Dias e Dra. Cláudia Pinto, do CRI Porto Oriental, CM Felgueiras, AE D. Manuel Faria Sousa, UCC Felgueiras. Foi também apresentado o “Gabinete de Informação e Apoio ao Aluno”, pela Dra. Estela Vieira, da UCC Lousada. “STOP Bullying”, um projeto da Escola Profissional Vértice e da UCC de Paços de Ferreira foi a apresentação final, em modo de teatro. A moderação esteve a cargo da Dra. Rosa Pinto, Vereadora da Saúde Câmara de Felgueiras.

O Dr. Hugo Lopes, Presidente do ACeS Tâmega III, deixou um agradecimento a palestrantes e profissionais que participaram nestes dois dias. No final teve ainda a oportunidade de destacar “que este é um grupo de trabalho que envolve os três concelhos com vivências e objetivos distintos. O modelo de gestão é único no país, sendo uma motivação”.

No final dos dois dias de Jornadas, aquando do encerramento teve ainda lugar a passagem de testemunho para a próxima edição que vai ser realizada em Felgueiras.

Também poderá gostar de

Escrever um comentário