Lousada acolheu as Jornadas de Saúde em contextos educativos nos dias 27 e 28 de junho, destinadas sobretudo a profissionais de saúde da região do Tâmega e Sousa, a docentes e não docentes dos agrupamentos/escolas dos concelhos de Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira e técnicos de ação social dos referidos concelhos.
Na sessão de abertura o Presidente da Câmara de Lousada, Dr. Pedro Machado, começou por afirmar que “é muito importante colocar a educação, saúde e área social a debater estes temas de grande atualidade, em que o trabalho de parceria se assume muito mais profícuo”.
A propósito do tema central destas Jornadas que foi a saúde mental, o Presidente da Câmara destacou que “este é um problema com grande incidência em toda a região e que merece toda a atenção por parte dos responsáveis. Aliás, são muitas as variáveis que influenciam a aprendizagem dos alunos e podem também despoletar problemas de saúde e problemas sociais. E, por isso, estas reflexões são importantes”.
A abertura destas Jornadas contou ainda com a participação do Dr. José Carlos Sousa, da Direção-Geral de Educação, que referenciou “a importância da partilha de experiencias dos três concelhos que têm focos diferentes e, por isso, as estratégias das escolas devem também ser diferenciadas”.
O Dr. Pimenta Marinho, Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde Norte, destacou que “a saúde mental é uma prioridade de Portugal e da ARS Norte e, nesse sentido, nossa obrigação investir nessa área”.
O Diretor do Centro Distrital do Porto ISS, Dr. Miguel Cardoso, defendeu que “a temática da saúde mental toca a todos e de nada vale ter discursos eloquente se não houver concretização efetiva e, por isso, mais uma vez reitero que as parcerias são de extrema importância para que se chegue a um resultado mais rápido e eficaz, saindo a ganhar o cidadão”.
A importância do sono explicada pela Dra. Teresa Paiva
A Conferência de abertura teve como oradora a Dra. Teresa Paiva, Neurologista, iSleep – Centro do Sono, que abordou o tema “A problemática da saúde mental nos contextos educativos”. A moderação esteve a cargo do Vereador da Educação da Câmara de Lousada, Dr. António Augusto Silva.
“Agarrados ao ecrã”, foi o mote de Joana Almeida Silva, jornalista do JN, e o “Projeto de Promoção de Comportamentos Preventivos”, foi o tema apresentado pela Dra. Liliana Costa, do projeto IUPI‐OK!, da UCC Lousada. A moderação esteve a cargo de José Ribeiro, Enfermeiro Diretor do CHTS.
O final do primeiro dia de trabalhos foi dedicado a comunicações livres, com a moderação da Dra. Paula Gouveia, Pedopsiquitra do CHTS.
Boas práticas apresentadas
O segundo dia de trabalhos começou com as comunicações livres, com moderação do Dr. Hugo Novais, Coordenador do PES do Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca.
“Derrubando Muros e Construindo Pontes ‐ Literacia em Saúde Mental” foi o objeto da conferência apresentada pelo Dr. Orlando von Doellinger, da Faculdade de Medicina da UP e Diretor DPSM do CHTS. A moderação esteve a cargo da Dra. Filomena Silva, Vereadora da Saúde da Câmara de Paços de Ferreira.
O painel seguinte tratou da “Saúde Mental: do que estamos a falar? Como promover?”, com a participação da Dra. Lúcia Neves, da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Dra. Lurdes Neves, Psicóloga Clínica, e Dra. Filipa Soares, Psicóloga/Mindfulness na Educação. A moderadora foi a Dra. Vanessa Pereira, Psicóloga do Agrupamento de Escolas de Eiriz.
Os trabalhos da tarde abriram com um momento musical, a que se seguiu a apresentação “Selo Protetor” ‐ Certificação de Boas Práticas, no âmbito da promoção e defesa dos direitos das crianças e jovens, com a Dra. Fátima Conduta da Silva, da CNPDPCJ. A moderação esteve a cargo da Dra. Vera Reis, Presidente da CPCJ Lousada.
“Realidades Locais ‐ constrangimentos e contributos. O Plano de Desenvolvimento Social como instrumento” foi o tema seguinte. Participaram a Dra. Rosário Loureiro, do Centro Distrital Segurança Social do Porto, a Dra. Ana Cláudia Ribeiro, do Centro Distrital Segurança Social de Setúbal, e o Dr. Hugo Lopes – ACeS Tâmega III – Vale do Sousa Norte. A moderação foi feita pela Vereadora da Saúde da Câmara de Lousada, Dra. Cristina Moreira.
“No limiar do pensamento” foi o tema apresentado pelo Dr. António Sequeira, do London School Film, e Carlos Sequeira, do ESEP.
As últimas apresentações destas Jornadas tiveram como base as Boas Práticas. Foram apresentados os temas “Do Diagnóstico à Ação: + Vida em Contextos Educativos”, pela Dra. Paula Dias e Dra. Cláudia Pinto, do CRI Porto Oriental, CM Felgueiras, AE D. Manuel Faria Sousa, UCC Felgueiras. Foi também apresentado o “Gabinete de Informação e Apoio ao Aluno”, pela Dra. Estela Vieira, da UCC Lousada. “STOP Bullying”, um projeto da Escola Profissional Vértice e da UCC de Paços de Ferreira foi a apresentação final, em modo de teatro. A moderação esteve a cargo da Dra. Rosa Pinto, Vereadora da Saúde Câmara de Felgueiras.
O Dr. Hugo Lopes, Presidente do ACeS Tâmega III, deixou um agradecimento a palestrantes e profissionais que participaram nestes dois dias. No final teve ainda a oportunidade de destacar “que este é um grupo de trabalho que envolve os três concelhos com vivências e objetivos distintos. O modelo de gestão é único no país, sendo uma motivação”.
No final dos dois dias de Jornadas, aquando do encerramento teve ainda lugar a passagem de testemunho para a próxima edição que vai ser realizada em Felgueiras.