Início » Autarquia de Lousada com projeto pioneiro poupa 60% com iluminação pública LED

Autarquia de Lousada com projeto pioneiro poupa 60% com iluminação pública LED

por admin

 

Em maio do ano passado, o Município de Lousada era considerado pioneiro com Iluminação Pública 100% LED.

O concelho que, em 2011 tinha desligado três mil luminárias devido ao aumento da despesa provocado pelo aumento do IVA de 6% para 23% nas tarifas da energia, decidiu avançar com uma solução ambientalmente mais sustentável e mais económica. Efetuada a avaliação com os gastos de iluminação pública, e tendo como referência o ano de 2015, altura em que se iniciou o processo e após a ligação de todas as luminárias, verifica-se uma redução aproximada de 60% no valor da fatura do Município com energia.

Acresce referir que prossegue a expansão da rede com cobertura de novas áreas implicando a colocação de novas luminárias nas diferentes freguesias do concelho.

O investimento realizado aproximou-se de 1,8 milhões de euros que se traduziu na colocação de novas luminárias com tecnologias LED cujas principais vantagens são o baixo consumo energético e a elevada durabilidade.

De acordo com o Presidente da Câmara Municipal de Lousada, Dr. Pedro Machado, “a redução verificada com a iluminação pública vem corroborar a aposta que fizemos quando avançamos para a tecnologia LED. De acordo com os dados recolhidos confirma-se que o investimento efetuado vai ser recuperado na totalidade em quatro anos, até 2020. Não menos importante que a poupança que obtivemos é a redução significativa das emissões de CO2 que se firma em cerca de 1000 toneladas anuais”.

No ano passado, com a substituição da iluminação tradicional pela tecnologia LED verificou-se ainda uma redução dos níveis de poluição luminosa, uma vez que o feixe de luz é direcionado na totalidade para baixo.

Também poderá gostar de

Escrever um comentário