Início » Câmara de Penafiel reforça esforços para melhorar ecossistema do Rio Sousa

Câmara de Penafiel reforça esforços para melhorar ecossistema do Rio Sousa

por admin

Equipa da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro está no terreno para realizar estudo de caracterização ecológica e implementar medidas de reabilitação do troço do Rio Sousa, em Penafiel

No âmbito da preservação da qualidade ambiental, a Câmara Municipal de Penafiel solicitou à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, através do Laboratório de Ecologia Fluvial (LEF-UTAD), um estudo de caracterização ecológica e medidas de reabilitação do troço do Rio Sousa, em Penafiel. A equipa do LEF-UTAD já está no terreno a realizar trabalhos. Este troço, em estudo, possui características semi-urbano/urbano com cerca de 6 quilómetros, entre Espindo e S. José.
A caracterização ecológica inclui o levantamento e inventariação de habitats, no troço em análise, bem como, a seleção de 3 estações de amostragem representativas com a monitorização dos elementos de qualidade biológica. A equipa do Laboratório de Ecologia Fluvial vai também instalar uma estação de vigia/alerta de monotorização contínua da qualidade da água, para registar os níveis hidrométricos do Rio Sousa, na Ponte de Novelas.

A Câmara Municipal de Penafiel lembra que, embora a fiscalização do leito do Rio Sousa
não seja da sua competência, a realização deste estudo, por parte da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, tem como objetivo melhorar o ecossistema.
A monitorização, entre Espindo e S. José, vai permitir uma detalhada caracterização ecológica, físico-química e hidromorfológica e tem como principal objetivo a indicação de um conjunto de ações priorizadas no sentido da melhoria da integridade ecológica, como habitat piscícola e ecossistemas aquáticos, galeria ripária e estabilidade das margens, condições de escoamento, poluição difusa e tópica.


Também poderá gostar de

Escrever um comentário