Hoje, dia 12 de outubro, pelas 21h30, na Biblioteca e Arquivo Municipal de Felgueiras
E ainda o primeiro Serão Literário do Vale do Sousa
A Biblioteca Municipal de Felgueiras inaugura hoje, dia 12 de outubro, a exposição ‘25 Anos de Biblioteca, Leitura e Emoções’: uma homenagem ao espaço, uma forma de recordar alguns dos momentos mais emblemáticos dos últimos 25 anos, em que esteve presente e marcou a vida de milhares de pessoas. A ação acontece pelas 21h30.
A mostra, constituída por dez painéis, ilustra o trabalho desenvolvido pela Biblioteca Municipal durante todos estes anos, representa 25 anos de atividades com muitos livros, expressivas leituras e sentidas emoções. Estará patente ao público até 5 de novembro.
MUNICÍPIO DE FELGUEIRAS FOI UM DOS PRIMEIROS A ASSINAR UM CONTRATO-PROGRAMA
A Biblioteca Municipal de Felgueiras abriu ao público no dia 14 de outubro de 1993, mas a sua história não começou nesse momento. Perdeu-se na memória a sua génese. Terá começado com a aquisição de alguns livros, a oferta de outros, enchendo rapidamente robustos armários que ocuparam, inicialmente, uma sala do edifício dos Paços do Concelho. Muitos recordam ainda essa pequena sala e terão acompanhado a sua mudança e permanência no antigo edifício de Vila Baia.
Após o reconhecimento da importância das bibliotecas municipais para o acesso livre à informação, à cultura e ao pensamento, como forma de contributo para a formação de cidadãos ativos e geradores de conhecimento, foram lançados programas e apoios com desafios a que o Município de Felgueiras respondeu e responde com convicção, sendo um dos primeiros a assinar um contrato-programa (1987) que levou à construção do edifício que, hoje, integra a Biblioteca Municipal na Rede Nacional de Leitura Pública.
PRIMEIRO SERÃO LITERÁRIO DO VALE DO SOUSA ACONTECE EM FELGUEIRAS
Esta noite, após a inauguração da exposição, decorrerá ainda o Primeiro Serão Literário do Vale do Sousa. ‘Bibliotecas Municipais com futuro: as experiências do passado e os desafios do presente’ será o mote para a ação, organizada pela Rede de Bibliotecas Municipais do Vale do Sousa.
PROGRAMA
Linhas de debate:
- Que memórias, experiências e respostas encontra na sua biblioteca municipal (BM)
- Os diferentes papéis da BM: social, cultural…
- Que desafios enfrentam as BM na atualidade
- Que BM para o futuro: expectativas, receios, desafios…
Intervenientes:
Felgueiras – Prof. Doutor Fernando Torres Moreira, Professor da UTAD
Lousada – Prof. Eduardo Vilar, Presidente da Junta da União de Freguesias de Cristelos, Boim e Ordem
Paços de Ferreira – Dr. Joaquim António Leal, Escritor
Paredes – Dr. Aires Montenegro, Escritor
Penafiel – Dr. António Aresta, Presidente da Associação dos Amigos da BM de Penafiel
Moderadora: Dulce Freitas, Técnica Superior da Biblioteca e Arquivo Municipal de Felgueiras
Aires Montenegro encerra a sessão com um momento musical especial: a melodia da Nickelharpa, instrumento de origem medieval. A noite termina com um Verde d´Honra.