Presidente da Câmara Municipal de Felgueiras visitou Cooperativa de Felgueiras para ouvir de perto os produtores:
VINDIMAS A DECORRER EM FELGUEIRAS
“Este é um sector do nosso concelho que não podemos descurar, temos de estar atentos, temos de estar sempre perto da realidade porque recorde-se que Felgueiras é o maior produtor (Campanha 2017/2018) de Vinho Verde da região, com cerca de 14 milhões de litros” – Afirma Nuno Fonseca
O Presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Nuno Fonseca, visitou esta semana a Cooperativa Agrícola de Felgueiras, atualmente designada Terras de Felgueiras – Caves Felgueiras CRL, para ouvir dos produtores como estavam a decorrer as vindimas 2018. Para Nuno Fonseca “este é um sector do nosso concelho que não podemos descurar, temos de estar atentos, temos de estar sempre perto da realidade porque recorde-se que Felgueiras é o maior produtor (Campanha 2017/2018) de Vinho Verde da região, com cerca de 14 milhões de litros o que representa cerca de 15% da produção total”. Embora “ainda não existam dados oficiais da quantidade da produção da colheita 2018, esta será significativamente inferior relativamente à anterior, quer na região dos Vinhos Verdes quer nas outras regiões, mas existem indicadores que confirmam que será um ano de vinho de grande qualidade, aliás como é caraterística da nossa terra”, remata o edil.
O concelho de Felgueiras, que integra a sub-região do Sousa da Região Demarcada (desde 1908) dos Vinhos Verdes, é o maior produtor de Vinho Verde da região. As caraterísticas naturais desta terra reúnem condições para a produção de vinhos de excelência, brancos, tintos e espumantes, bem como de aguardentes bagaceiras e vínicas. O ano passado a Terras de Felgueiras – Caves Felgueiras recebeu 9,7 milhões de quilos de uvas e exportou vinhos para 25 países, sendo a Rússia, o Brasil e os Estados Unidos da América, os maiores mercados.
ROTA DE ENOTURISMO DE FELGUEIRAS
Verifica-se uma forte dinâmica de produção e comercialização de vinhos e uma qualificação dos espaços a pensar também no Enoturismo, o que está a ser aproveitado, em sinergia intersectorial, para desenvolver o Turismo de Felgueiras. A procura de grupos para visitar, provar e viver experiências – e a vindima é particularmente interessante pelo contacto com o fruto e com o vinhedo, bem como pela tradição cultural que lhe está associada – ligadas ao vinho e à vinha têm vindo a crescer significativamente.