Início » XV Jornadas do Ambiente sobre boas práticas dos Municípios no Auditório Municipal de Lousada

XV Jornadas do Ambiente sobre boas práticas dos Municípios no Auditório Municipal de Lousada

por admin

Apresentação do segundo número da Revista Lucanus

A Câmara Municipal realiza, no próximo dia 16 de novembro, sexta-feira, as XV Jornadas do Ambiente. O tema desta edição tem como base a “Políticas Públicas Locais e Sustentabilidade: Desafios e oportunidades para os Municípios”.

Falar de sustentabilidade é muito mais do que expressar preocupações ambientais. A sustentabilidade garante o uso eficiente dos recursos, a sua preservação para as gerações futuras, o bem-estar físico e económico das comunidades, e a qualidade de vida. Nas políticas públicas do século XXI a sustentabilidade é incontornável, e acarreta inúmeras oportunidades, mas também desafios.

Assim, as XV Jornadas do Ambiente pretendem construir um debate sobre soluções de sustentabilidade, desde a energia à água, passando pela conservação da natureza e a economia circular. Representam uma mostra de projetos criativos e inovadores e um espaço de partilha sobre a superação de obstáculos, espelhando boas práticas e o melhor que se faz em Portugal, em abordagens de proximidade implementadas pelos municípios de norte a sul do país, num contexto de responsabilidade ambiental e social.

Os trabalhos vão ter início pelas 9h20 com a sessão de abertura, que conta com a presença do Secretário de Estado do Ambiente, Eng. Carlos Martins, do Presidente da Câmara Municipal, Dr. Pedro Machado, e do Presidente do Conselho Diretivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses, Dr. Manuel Machado.

Durante o dia vão ser abordados diversos temas que têm a particularidade de serem direcionados para pequenos Municípios, Municípios médios e grandes Municípios.

A Estratégia Municipal para a Sustentabilidade vai ser apresentada pelo Município anfitrião. O Parque Ibérico de Natureza e Aventura é o tema abordado pelo Município de Vimioso. De Viana do Castelo vai ser apresentado o Prémio Natura 2000 Awards – Escola da Natureza e de Torres Vedras o Prémio Green Leaf 2015.

Vão ainda ser apresentados ao público os projetos vencedores das autarquias de Vila Real, com o “Programa de Preservação da Biodiversidade de Vila Real”, de Guimarães, que obteve o “Prémio Município mais Sustentável EcoXXI 2017”, e de Setúbal, em que vai ser apresentada a “Estratégia Municipal para o Ambiente”.

No encerramento dos trabalhos vão ser entregues os prémios relativos ao Fundo Ambiental e de Investigação Lousada Sustentável”.

Inserido nas Jornadas do Ambiente vai ser apresentado o segundo número da revista Lucanus – Ambiente e Sociedade, coordenada pelo Dr. João Carvalho, da Universidade de Aveiro.

As inscrições para participar nas Jornadas estão abertas. São gratuitas, mas obrigatórias, através do formulário disponível em www.cm-lousada.pt/pt/jornadasdoambiente

Também poderá gostar de

Escrever um comentário