Início » FELGUEIRAS ACOLHE EXPOSIÇÃO “MEMÓRIAS: VELHICE. DIGNIDADE. BELEZA.”

FELGUEIRAS ACOLHE EXPOSIÇÃO “MEMÓRIAS: VELHICE. DIGNIDADE. BELEZA.”

por admin

De 10 de novembro a 12 de dezembro

A partir do dia 10 de novembro, a Biblioteca e Arquivo Municipal de Felgueiras terá patente uma nova exposição: “Memórias: Velhice. Dignidade. Beleza.”, da artista Do Carmo Vieira. A mostra de pintura será inaugurada neste dia, pelas 15h30.

Uma coleção de arte que despertará a curiosidade dos visitantes a recuarem no tempo, à procura de memórias. A mostra estará patente em Felgueiras até 12 de dezembro, no horário da Biblioteca: segunda-feira – das 13h30 às 18h30; terça a sexta-feira – das 9h30 às 18h30; e sábado – das 14h30 às 18h30.

 

SINOPSE

«O retrato pretende conservar a memória da pessoa amada ou admirada, preservar de si algo mais que um nome, ou uma identidade. O artista tenta restituir à imagem visível, o invisível de uma personalidade, num complexo conjunto de sinais como a força de um olhar, a passagem de um tempo que contem vivências, afetos. Criar uma linguagem plástica que confira às pinturas emoção, transmitindo alma aos rostos representados – a sua espiritualidade.

Nunca se olha para um rosto com indiferença. São retratos de um povo. Rostos com marcas do tempo, mas que preservam a dignidade e a beleza. Rostos sem nome que nos contam histórias. Histórias comuns a todas as pessoas do mundo rural. Olhares que revelam sinceridade. Olhares transparentes que expressam o seu íntimo. Imagens frágeis que se impõem pelo silêncio, que nos transmitem a ideia de memória como prolongamento da vida. Memórias com capacidade de ligar o passado ao presente.»

 

A ARTISTA

Do Carmo Vieira nasceu em 1956, em Vila Pouca de Aguiar, mas, atualmente, vive em Gondomar.

É licenciada em Artes Plásticas – Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde frequentou o Mestrado em Pintura; tem o Curso Artístico pela Escola Artística Soares dos Reis.

A pintura é uma das suas paixões. É a forma de expressão da sua arte, tendo como tema principal a condição humana. Ao longo do seu percurso profissional, tem abordado outras técnicas, como a gravura e livros de artista, e tem participado em várias exposições coletivas e individuais.

 

Também poderá gostar de

Escrever um comentário