Início » INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO “REGRESSO SEMPRE AO LUGAR ONDE NUNCA ESTIVE”

INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO “REGRESSO SEMPRE AO LUGAR ONDE NUNCA ESTIVE”

por admin

Esta sexta-feira, na Casa das Artes, pelas 21h30

O Café Concerto da Casa das Artes de Felgueiras inaugura esta sexta-feira, dia 9 de novembro, pelas 21h30, a exposição itinerante “Regresso sempre ao lugar onde nunca estive”, do pintor José Emídio. A mostra estará patente ao público até dia 29 de novembro, no horário de funcionamento da Casa das Artes.

Esta é uma exposição composta por 14 trabalhos de dimensões variáveis do pintor responsável pelo teto da Casa das Artes de Felgueiras. Até 14 de fevereiro de 2019, percorrerá vários espaços do concelho de Felgueiras: entre 1 e 31 de dezembro, estará patente na Casa do Risco; entre 5 e 24 de janeiro de 2019, na Biblioteca de Idães; e entre 26 de janeiro e 14 de fevereiro, na Casa da Cultura da Lixa. As obras podem ser apreciadas no horário de funcionamento dos respetivos espaços. As inaugurações nestes espaços acontecem sempre às 16h00.

O pintor José Emídio

Nascido em Matosinhos no ano de 1956, José Emídio é licenciado em Artes Plásticas pela ESBAP desde em 1981. Foi professor efetivo do Ensino Secundário entre 1979 e 2000 e professor do Ensino Superior, no Curso Superior de Desenho da ESAP, de 1982 a 1997.

Durante dois mandatos, foi Presidente da Direção da Cooperativa de Ensino Superior Artístico do Porto – CESAP. Atualmente, é Presidente do Conselho e Administração da Árvore, Cooperativa de Atividades Artísticas, CRL.

Desde 1976 que desenvolve a atividade de pintor, participando em exposições coletivas e individuais em Portugal e no estrangeiro, tendo realizado a sua primeira exposição individual em Matosinhos no ano de 1982. Ainda enquanto artista plástico, tem participado em diversas publicações literárias, com reprodução de trabalhos seus, na área da ilustração, bem como em conferências e seminários como orador.

José Emídio tem ainda desenvolvido trabalho nas tecnologias da cerâmica, com particular destaque na criação de painéis, bem como na tecnologia do vitral e ainda na obra gráfica, gravura, litografia e serigrafia.

Exposições:

  • 2009: “José Emídio, Três Décadas de Pintura”, tendo sido publicado um catálogo com textos e reproduções sobre grande parte do seu trabalho até então.
  • 2012: realizou, em Barcelos, na Galeria Municipal, uma exposição individual, “Martim, Rastos da Memória”.
  • 2014: realizou, em S. João da Madeira, nos Paços da Cultura e a convite da Câmara Municipal, a sua última exposição individual, integrada nas comemorações dos 30 anos de elevação a cidade.
  • 2016: realizou, em Matosinhos, sua cidade natal, na Galeria Municipal, uma exposição com o título “Voltar”, sobre 40 anos de trabalho em pintura. Nesta exposição foi editado um livro sobre o seu trabalho enquanto pintor.
  • 2016: realizou, em Madrid, na Galeria Espaço de Arte, Espaço Abierto, uma exposição com o título “Tengo Alas para Volar”.
  • 2017: realizou uma exposição individual na Galeria Rui Alberto no Porto.

Também poderá gostar de

Escrever um comentário