Teve hoje lugar na CESPU- Cooperativa De Ensino Superior Politécnico Universitário em Gandra, Paredes, uma iniciativa da RLIS (Rede Local de Intervenção Social) do Concelho de Paredes cujo entidade promotora é a ADIL (Associação para o Desenvolvimento integral de Lordelo) que teve por intuito assinalar o DIA INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES – 25 de novembro.
A RLIS Paredes decidiu, mais uma vez, assinalar este dia desta vez através da realização de um colóquio intitulado: SÊ DONA DE TI – Conversas em torno da violência contra as mulheres: da consciencialização à ação…” e que contou com a participação de profissionais, que atuam no campo das violências de género, e cujo o intuito foi conhecer melhor esta realidade e refletir acerca das estratégias de intervenção contra todas as formas de descriminação e violência de género.
Tendo a RLIS como principais objetivos prevenir e intervir em situações de pobreza e exclusão social, contribuir para a autonomia e fortalecimento das competências pessoais, sentiu-se a necessidade de reunir profissionais que atuam diariamente junto desta problemática, de forma a consciencializar e lutar contra a violência de género.
Este encontro contou com a participação de profissionais que atuam nas áreas das violências de género, nomeadamente a APAV ( Associação Portuguesa de Apoio à Vítima), APF Norte ( Associação para o Planeamento da Família) e Associação Plano i, sendo o objetivo dar a conhecer as realidades com as quais trabalham e divulgar boas práticas de intervenções junto das mesmas.
Este encontro também contou com a presença e participação de representantes da CESPU (Raquel Esteves e José Carlos Cruz), da Drª. Beatriz Meireles, Vereadora da Câmara Municipal de Paredes e da Dr. ª Rosário Loureiro, Diretora adjunta do Centro Distrital de Segurança Social do Porto que tecerem considerações finais salientando a importância da divulgação desta problemática junto da população e da importância do trabalho em rede na resolução mais célere das situações de violência domestica muito presentes no Concelho de Paredes.