Sessão compreende apresentações teóricas e cirurgia realizada no bloco central com transmissão vídeo para o auditório
Carlos Magalhães, presidente da Associação Portuguesa de Cirurgia de Ambulatório, será o principal formador
O Serviço de Cirurgia Geral do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) realiza amanhã, 30 de novembro, uma sessão de trabalho subordinada ao tema “Hérnia Inguinal – Abordagem TEP”.
A abordagem TEP (Total Extraperitoneal Laparoscopy) na correção cirúrgica das hérnias inguinais, uma técnica avançada e reconhecida, representa uma das abordagens laparoscópicas possíveis nesta patologia. Trata-se de uma cirurgia segura e com excelentes resultados funcionais, mas ainda pouco implementada nos centros cirúrgicos portugueses.
O objetivo principal do Serviço de Cirurgia Geral do CHTS é facultar aos seus doentes o tratamento cirúrgico adequado pelo que a integração desta abordagem vai de encontro a essa filosofia de cuidados médicos.
O principal formador será Carlos Magalhães, diretor da Unidade de Cirurgia Geral de Ambulatório do Centro Hospitalar do Porto e presidente da Associação Portuguesa de Cirurgia de Ambulatório, trata-se de um dos cirurgiões com mais experiência nesta técnica em Portugal.
Vão estar presentes profissionais de várias instituições nacionais nesta formação que será uma sessão alternada entre apresentações teóricas e cirurgia realizada no bloco central com transmissão vídeo em direto para o auditório do Hospital Padre Américo, em Penafiel.