Início » Um MO-mento para alertar Felgueiras e a população masculina

Um MO-mento para alertar Felgueiras e a população masculina

por admin

Sobre a importância das consultas médicas de rotina de prevenção de diagnósticos 

Dezenas de pessoas juntaram-se dia 30 de novembro, em frente à Câmara Municipal de Felgueiras para mostrarem o seu Mo (o bigode). A autarquia associou-se à Movember Foundation e desafiou a população a deixar crescer o bigode em prol de uma causa: sensibilizar e alertar os homens para a importância das consultas de rotina que ajudam na prevenção de doenças, como o cancro da próstata ou o cancro dos testículos.

MO-mento, foi registado! No local estiveram cerca de uma centena de pessoas, entre homens e mulheres, uns com bigodes verdadeiros, outros falsos. Na altura, o presidente da autarquia, Nuno Fonseca mencionou a importância da iniciativa: “Esta atividade pretende alertar a população. A prevenção é o primeiro passo para a cura de diversas doenças, inclusive do cancro da próstata. Neste mês de novembro, Felgueiras intensifica a campanha da luta contra um dos cancros mais comuns entre os homens”.

A vereadora da Saúde, Rosa Pinto, sublinhou que esta atividade não é isolada. “Insere-se num conjunto de iniciativas que estão a ser desenvolvidas no sentido de incentivar a população a tomar medidas de prevenção”. A autarca refere: “Atualmente, as mulheres estão mais sensíveis para estas questões do que os homens. A maioria das mulheres tem um comportamento preventivo e procura com regularidade o acompanhamento médico. Com estas medidas queremos que os homens adotem os mesmos hábitos e façam com maior regularidade exames para que os problemas sejam detetados mais cedo e os tratamentos sejam eficazes. Isto reduz sofrimento aos pacientes e diminui a despesa do Estado”, conclui.

A Escola Profissional de Felgueiras e as Juntas de Freguesia, nomeadamente a União das Freguesias de Macieira da Lixa e Caramos, a União das Freguesias de Torrados e Sousa e a Junta de Freguesia de Pombeiro aceitaram o desafio pela causa e também estiveram presentes. Também a população, em geral, aceitou o desafio a juntou-se à iniciativa.

A iniciativa insere-se no Plano Municipal para a Igualdade da autarquia que pretende combater a desigualdade, nomeadamente no acesso à Saúde.

Movember é uma campanha promovida pela Movember Foundation, a única organização que combate a saúde dos homens a nível mundial, durante o ano inteiro. O movimento foi criado na Austrália em 2004, numa ação de alerta relativamente ao cancro da próstata. O nome tem origem na união entre as palavras novembro e moustache, bigode em inglês, e foi inspirado por um grupo de australianos que adotou o visual para apoiar um amigo que estava com cancro da próstata. Desde então, durante todo o mês de novembro, vários países têm realizado campanhas de sensibilização com o propósito de chamar a atenção para este problema.

Também poderá gostar de

Escrever um comentário