Início » Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa assinala, amanhã, os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos em Paredes

Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa assinala, amanhã, os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos em Paredes

por admin

A iniciativa, em parceria com o Município de Paredes, conta com a presença do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas

No âmbito das comemorações dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) e dos 40 anos da adesão de Portugal à Convenção Europeia dos Direitos Humanos, o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), em parceria com a Câmara Municipal de Paredes, apresenta amanhã, 5 de dezembro, uma série de conferências sobre Direitos Humanos.

Esta iniciativa, gratuita e aberta à comunidade, vai realizar-se na Casa da Cultura de Paredes e conta com vários oradores convidados.

A sessão de abertura está marcada para as 09h e, de seguida, terá início a primeira conferência com o tema “Livres e Iguais”. O segundo painel será sobre “A dignidade da pessoa humana e a proteção dos direitos humanos” que vai abordar aspetos relacionados com “A Dignidade da Pessoa Humana”, por André G. Dias Pereira do Instituto Jurídico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e Conselheiro do Conselho Nacional de ética para as Ciências da Vida, e “As autarquias na proteção de Direitos Humanos”, por Beatriz Meireles, vereadora da Câmara Municipal de Paredes.

Pelas 11h, programa prossegue com a conferência “Portugal: A constituição da República e a Declaração Universal dos Direitos Humanos”. Os temas levados a debate vão ser “DUDH: A comemoração dos 70 anos mais atual e emergente do que nunca”, por Ana Raquel Conceição, Advogada e docente da Universidade Lusíada, e “A Constituição da República: Portugal – Estado de Direitos Humanos”, por Paulo Ferreira Cunha, Faculdade de Direito da Universidade do Porto.

“Os direitos humanos a nível internacional” é o tema que finaliza esta sessão e terá como orador José Luís Carneiro, Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, que vai falar sobre “Migrações e os direitos humanos”.

Também poderá gostar de

Escrever um comentário