Semana Diferença na Igualdade com ações distintas
Conferência sobre Dispraxia no Espaço AJE
Neste âmbito, o Município de Lousada promoveu, no dia 26, a conferência sobre Dispraxia, no âmbito do Projeto “Dyspraxiatheca ao abrigo do Programa ERASMUS+. Esta é uma temática com interesse, mas ainda desconhecida por muitos, no contexto escolar Português.
Os destinatários foram, essencialmente, professores, técnicos especializados e profissionais de saúde, que têm a oportunidade de adquirir e aprofundar conhecimento nesta área.
Estiveram presentes três especialistas para abordar a temática em outras tantas perspetivas, tendo o objetivo final de sensibilização para o problema da dispraxia e de divulgação da plataforma digital “Dyspraxiatheca”.
A Vereadora da Ação Social, Dra. Cristina Moreira, começou por referir, na sua intervenção, que “o Município preocupa-se com a juventude e com a educação, pretendendo o melhor para a sua população. A Dispraxia é um tema extremamente atual, mas nem sempre abordado e, por isso, Lousada está inserida num projeto europeu (Erasmus+) que trata desta realidade, podendo ser o impulso para a criação de uma associação nacional da dispraxia” .
O Prof. Doutor Vítor da Fonseca, presente nesta iniciativa, abordou o tema “Dispraxia Desenvolvimental”, tendo destacado que “a plataforma apresentada assume-se como um modo de enriquecer os especialistas que trabalham na área”.
“O Mistério da Dispraxia Verbal de Desenvolvimento” foi apresentado pelo Dr. João Canossa Dias, e a Dra. Verónica Pedro falou sobre o tema “Impacto da Dispraxia na Inclusão Escolar”.