A Câmara Municipal de Lousada promoveu no passado domingo, dia 6, o Lousada Bebé Natal, que teve como objetivo homenagear as crianças naturais do concelho que nasceram em 2018, altura em que foi assinalado o Ano Municipal da Criança.
Estiveram presentes no evento 140 bebés que foram presenteados com uma medalha alusiva à data e um diploma. A tarde contou ainda com a atuação de uma classe de ballet da Escola Contradanças, do Conservatório de Música de Lousada, e houve também a animação musical com um DJ que passou músicas para bebés
O Presidente da Câmara Municipal, Dr. Pedro Machado, destacou que “a autarquia tem um imenso orgulho em manter este registo de elevada natalidade e muita juventude a residir no concelho. Lousada está em contraciclo com o país e a Europa, na medida em que se tem verificado um crescente aumento dos nascimentos”.
Criar condições para que as pessoas se sintam motivadas a viver em Lousada e, desta forma, constituírem família no concelho é o que a autarquia pretende. São vários os fatores que contribuem para que a qualidade de vida da população seja uma realidade para todos, em áreas como a cultura, educação, ambiente, desporto, ação social, entre outras.
O Presidente da Câmara salientou também algumas das medidas que privilegiam as famílias, como “a taxa de IMI que está no mínimo legal, a devolução de parte da receita do IRS aos munícipes”. Acrescentou ainda que “o prolongamento de horário gratuito, entre as 7h30 e as 9h00, para os pais que necessitam de deixar os filhos mais cedo na escola, o transporte escolar gratuito para os alunos do ensino secundário, fazendo justiça ao facto de ser ensino obrigatório, são apoios importantes para as famílias. A pensar nos agregados familiares numerosos a autarquia assegura, a partir deste ano, de forma gratuita o pagamento da creche para o 3.º filho e seguintes”.
Para que esta realidade seja possível também os empresários têm um papel determinante no processo, na medida em que deve haver a consciência de empresas amigas das famílias, em que conceitos como parentalidade e maternidade devem ser respeitados e até promovidos.
O Dr. Pedro Machado deixou ainda um agradecimento às diversas empresas que se associaram a esta iniciativa pioneira, contribuindo para que os pais dos bebés que são homenageados usufruam de benefícios no comércio local a breve prazo.
De acordo com os números do Instituto Nacional de Estatística, tem-se verificado um aumento da natalidade em Lousada, com principal incidência nos últimos quatro anos. Em 2015 houve 373 nascimentos, e em 2018 nasceram 400 bebés com naturalidade de Lousada.