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Primeiro-Ministro visitou obras no túnel ferroviário de Caíde de Rei

por admin

O Primeiro-Ministro esteve dia 7, em Caíde de Rei para a apresentação das obras na Linha Ferroviária entre Caíde de Rei e o Marco de Canaveses.

Durante a visita o Primeiro-Ministro, Dr. António Costa, e o Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Dr. Pedro Marques, tiveram a oportunidade de ver os trabalhos que decorrem no túnel ferroviário de Caíde de Rei.

As obras no túnel têm como finalidade maior segurança, com sistemas de vídeo, de comunicações móveis, de extintores, de iluminação led de emergência, de acessos às bocas de entrada e saída e de reforço estrutural dos taludes.

Na sessão de boas-vindas o Presidente da Câmara Municipal de Lousada, Dr. Pedro Machado, esclareceu que “Caíde de Rei é uma terra que tem o comboio ligado à sua história há 143 anos”.

Estas obras são, na opinião do Presidente da Câmara Municipal, “de extrema importância, dado que a situação era preocupante no que respeita à segurança do túnel, tendo sido identificado pelas várias entidades, nomeadamente pela Proteção Civil. Com este investimento conseguimos melhores condições para quem circula diariamente de comboio”.

Também a questão do estacionamento junto à Estação de Comboios foi referenciada pelo Presidente da Câmara, que destacou “ser um local com imensa procura por pessoas do concelho, mas também por habitantes de outros municípios que utilizam este meio para se deslocarem no dia a dia. Nesse sentido, a autarquia está disponível, para conjuntamente com as Infraestruturas de Portugal, encontrar uma solução, sendo que existem já algumas opções de terrenos sinalizados para o efeito”.

Modernização da linha do Douro

De acordo com Nota do Governo “as obras de modernização da linha do Douro, nomeadamente entre Caíde e Marco de Canaveses, decorrem desde novembro, destinados a permitir a circulação de comboios elétricos suburbanos com origem e destino no Porto.

A eletrificação da Linha do Douro entre as estações de Caíde, no concelho de Lousada, e de Marco de Canaveses (cerca de 11 quilómetros), vai obrigar também a intervenções nos túneis de Caíde, Gaviara e Campainha, que terão melhoramentos na drenagem, impermeabilização, e rebaixamento”.

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