NOTA DE IMPRENSA
Joaquim Pinto e Célia Carneiro, vereadores do Partido Social Democrata de Paços de Ferreira, fizeram chegar ao executivo municipal uma proposta para atribuição de medalhas de Altruísmo e Mérito às associações concelhias que recentemente comemoraram bodas de prata: a Associação Paços 2000 e a Cruz Vermelha de Frazão.
Suportados na importância que ambas as associações representam para o concelho e tendo em conta o trabalho desenvolvido pelas mesmas em prol da sociedade pacense ao longo dos últimos 25 anos, os vereadores do PSD de Paços de Ferreira consideram que a atribuição de medalhas de Altruísmo e Mérito a estas conhecidas associações concelhias se justifica na medida em que, como avançou Joaquim Pinto “estas instituições desempenham um papel determinante e fundamental no desenvolvimento cultural, socioeconómico, humanitário e social no nosso concelho”.
Na proposta que os vereadores sociais democratas remeteram ao executivo autárquico pode ler-se que a Associação Paços 2000 é uma instituição sem fins lucrativos, que dá apoio de solidariedade social em várias vertentes e que foi constituída para desenvolver no concelho um projeto de luta contra a pobreza.
Ao longo dos anos esta associação pôs em prática vários projetos sociais, tal como a dinamização de centros de dia, acompanhamento de crianças e fornecimento de refeições escolares, centros comunitários e de convívio, componentes de apoio à família, jardim-de-infância, e outros. Através destes projetos, e por via do trabalho desenvolvido ao longo de mais de duas décadas, a Associação Paços 2000 tem contribuído de sobremaneira para a irradicação da pobreza em Paços de Ferreira.
Também baseados no papel fundamental que a Cruz Vermelha de Frazão tem no panorama social e solidário concelhio, os vereadores do PSD de Paços de Ferreira, entendem ser importante o reconhecimento a esta instituição por meio da atribuição de uma medalha de Altruísmo e Mérito.
Joaquim Pinto justifica esta pretensão afirmando que a “Cruz Vermelha de Frazão tem exercido um importante papel no desenvolvimento da proteção à dignidade humana, com a ajuda ao próximo quer em acidentes, catástrofes e casos de doença como em apoio social e solidário. A importância desta instituição é tal que, perante situações de carência económica de pessoas da nossa região, são distribuídos mensalmente, e a expensas próprias, 300 cabazes a famílias carenciadas”.