Início » FELGUEIRAS DESLIGA AS LUZES PELO PLANETA

FELGUEIRAS DESLIGA AS LUZES PELO PLANETA

por admin

O Município de Felgueiras associa-se, à iniciativa Hora do Planeta 2019 e apaga as luzes, no dia 30 de março, entre as 20h30 e as 21h30, numa ação simbólica em defesa do ambiente. 

Esta iniciativa, assinalada a nível mundial, já com alguns anos de existência, pretende alertar para os riscos que corre o nosso Planeta, nomeadamente, no que se refere às alterações climáticas, cada vez mais evidentes e graves, e para a urgência de mudar atitudes no nosso quotidiano.

Em Portugal, o evento encontra-se sob a coordenação da Associação Natureza Portugal – ANP em associação com o World Wildlife Fund – WWF, o qual tem por objetivo envolver todos o Municípios Portugueses para esta iniciativa anual.

O Município de Felgueiras junta-se à iniciativa envolvendo toda a comunidade, promovendo várias atividades de sensibilização, de cariz desportivo e educação ambiental, a concretizar em frente aos Paços do Concelho.

O Presidente da Autarquia, Nuno Fonseca, realça o âmbito desta iniciativa: “O Município aderiu a esta atividade porque considera que o ato simbólico de apagar as luzes por uma hora é uma tomada de posição contra as mudanças climáticas.

É urgente despertar consciências para a mudança de comportamentos no quotidiano de todos nós, pois, só assim, conseguiremos preservar o meio ambiente por um Planeta melhor”.

No dia 30 de março, das 20h30 às 21h30 – apagar-se-ão as luzes dos seguintes espaços públicos: Praça da República, edifício dos Paços do Concelho, CTT- Correios de Portugal – Felgueiras, Biblioteca e Arquivo Municipal, Casa da Cultura Leonardo Coimbra, na cidade da Lixa, vários edifícios e monumentos das Uniões das Freguesias e Juntas de Freguesias. Também, vários espaços comerciais do centro da cidade irão desligar as luzes, em solidariedade com a iniciativa.

Tratando-se de uma atividade que é de todos e para todos, o Município convida a população a participar, com um simples gesto, juntando-se a nós na Praça da República, para reforçar a energia humana que se pretende prolongar não somente por 60 minutos, mas por + (60+).

Participe nas ações levadas a cabo no âmbito desta iniciativa, contamos consigo na Praça da República!

PROGRAMA

25 a 30 de março
Exposição 
temática “Juntos Pelo Planeta”, a ter lugar no Átrio dos Paços do Concelho, dinamizada pelas Eco Escolas do Município.

30 de março
20H15 – Logo60 +, iluminado a leds, na fachada principal dos Paços do Concelho pela Escola Profissional de Felgueiras

20H15 – 21H30 – Exposição de dois veículos de socorro dos Bombeiros Voluntários de Felgueiras, sinalizados, na travessa ao fundo do jardim da Praça da República

20H30 – Toque de “Alerta” – Sirene dos Bombeiros Voluntários de Felgueiras

20h30 às 21h30 – Apagão pelo Planeta – Praça da República e sua envolvente, edifício dos Paços do Concelho, CTT- Correios de Portugal – Felgueiras, Biblioteca e Arquivo Municipal, Casa da Cultura Leonardo Coimbra, na cidade da Lixa, vários edifícios e monumentos de Juntas de Freguesias e de Uniões de Freguesias do Município de Felgueiras.

20H30 – Ensemble de Sopros pela Associação da Banda de Música de Felgueiras

20H35 – 21H30 – Pedalando pelo Planeta – Hora do Cycling – em colaboração com os Ginásios: Gymnolixa, Ginofitness, Ginásio Pura Forma e Horus Ginásio Healthclub.

Também poderá gostar de

Escrever um comentário