Início » Município de Lousada implementa projeto inovador para jardins de infância no âmbito da matemática e património

Município de Lousada implementa projeto inovador para jardins de infância no âmbito da matemática e património

por admin

Prémat: um jogo para aprender matemática e património

O Município de Lousada tem desenvolvido vários projetos na área da educação, sendo um dos mais recentes o Prémat, que integra jogos e atividades destinadas aos mais pequenos. A principal finalidade é estimular um pensamento lógico e dedutível seguindo as orientações curriculares para a educação pré-escolar permitindo ainda fazer um percurso por algumas das caraterísticas do concelho.

Para além da apresentação e formação que foi realizada na sexta-feira, dia 12, para as educadoras de infância do concelho, vai ser entregue um conjunto do Prémat a cada sala do pré-escolar, num total de 50 exemplares. 

O projeto é desenvolvido no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolas, implementado pelo Município em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa. Assim, foi criada a “Ferramenta de aprendizagem Lúdica” com o objetivo de proporcionar o treino de competências da matemática em crianças do pré-escolar, através de ambientes de aprendizagem lúdica, onde a matemática e o património cultural do município se interliguem de um modo simples, natural e harmonioso.

O Prémat é constituído por blocos lógicos, que permitem desenvolver competências ao nível dos números e operações, bem como a organização e tratamento de dados. Trata-se de um tabuleiro em percurso fechado, com referências a monumentos e caraterísticas do concelho, que permite desenvolver as competências ligadas a geometria e medida e por cartões de magia matemática, que estimulem o gosto, interesse e curiosidade pela matemática.

Com a implementação do Prémat pretende-se proporcionar às crianças ambientes de aprendizagem onde se desenvolvam competências como ter iniciativa, fazer descobertas, resolver problemas, aguçar a curiosidade dos mais novos, expressar opiniões, fazer trabalho em equipa e estimular o gosto pelo pensamento. No que respeita a objetivos na área da matemática estes passam pelo desenvolvimento de competências no âmbito do raciocínio lógico, nomeadamente no que diz respeito a números e operações, organização e tratamento de dados, geometria e medida e interesse e curiosidade pela disciplina.

Este jogo tem a particularidade de incluir a área do património local e, nesse sentido, aspetos como a preservação do património existente, o incentivo à utilização do património para a criação de riqueza pessoal e coletiva.

Também poderá gostar de

Escrever um comentário