Foi passado dia 10 de maio, decorreu o segundo dia das I Jornadas Multidisciplinares de Ortopedia do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) para a Medicina Geral e Familiar. A iniciativa, uma organização conjunta do CHTS e das Unidades de Saúde dos ACES Tâmega I, II e III, arrancou ontem no Museu Municipal de Penafiel.
O evento, que reuniu profissionais das áreas da Ortopedia, Fisiatria, Anestesiologia, Radiologia e Medicina Geral e Familiar, tem como objetivo melhorar a articulação entre serviços, no sentido de otimizar os cuidados de saúde prestados à população.
Na sessão de abertura, Carlos Alberto, presidente do Conselho de Administração, destacou a relevância destas iniciativas que envolvem hospital e ACES e o papel importante que desempenham na melhoria dos cuidados de saúde.
As doenças que afetam o sistema musculoesquelético são responsáveis por uma elevada procura de cuidados de saúde, tanto a nível hospitalar, como nos centros de saúde. Tiago Costa, Médico Interno de Formação Específica do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do CHTS e um dos elementos da comissão organizadora, salienta a importância da comunicação entre os profissionais de saúde de diferentes áreas no acompanhamento destes doentes, “revendo todo o percurso do doente, desde a primeira abordagem nos centros de saúde, passando pela referenciação hospitalar, até à alta clínica”.
O programa contou com vários oradores que abordam diferentes patologias da área de ortopedia com particular atenção à questão da referenciação, com a respetiva discussão de casos clínicos.
No dia 9, falou-se sobre “Generalidades de Patologia Ortopédica nos Cuidados de Saúde Primários”, “Patologia da Coluna Vertebral”, “Patologia do Ombro”, “Patologia do Cotovelo”, tendo ainda sido realizado um workshop em Ortopedia Infantil.
O dia 10 foi dedicado à “Patologia da Bacia e Anca”, “Patologia do Joelho Patologia do Tornozelo e Pé” e apresentação de comunicações orais sobre casos clínicos, casuística, revisões temáticas e trabalhos de investigação.