Início » Articulação de Cuidados esteve em destaque nas Jornadas de Ortopedia do CHTS

Articulação de Cuidados esteve em destaque nas Jornadas de Ortopedia do CHTS

por admin

Foi passado dia 10 de maio, decorreu o segundo dia das I Jornadas Multidisciplinares de Ortopedia do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) para a Medicina Geral e Familiar. A iniciativa, uma organização conjunta do CHTS e das Unidades de Saúde dos ACES Tâmega I, II e III, arrancou ontem no Museu Municipal de Penafiel.

O evento, que reuniu profissionais das áreas da Ortopedia, Fisiatria, Anestesiologia, Radiologia e Medicina Geral e Familiar, tem como objetivo melhorar a articulação entre serviços, no sentido de otimizar os cuidados de saúde prestados à população.

Na sessão de abertura, Carlos Alberto, presidente do Conselho de Administração, destacou a relevância destas iniciativas que envolvem hospital e ACES e o papel importante que desempenham na melhoria dos cuidados de saúde.

As doenças que afetam o sistema musculoesquelético são responsáveis por uma elevada procura de cuidados de saúde, tanto a nível hospitalar, como nos centros de saúde. Tiago Costa, Médico Interno de Formação Específica do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do CHTS e um dos elementos da comissão organizadora, salienta a importância da comunicação entre os profissionais de saúde de diferentes áreas no acompanhamento destes doentes, “revendo todo o percurso do doente, desde a primeira abordagem nos centros de saúde, passando pela referenciação hospitalar, até à alta clínica”.

O programa contou com vários oradores que abordam diferentes patologias da área de ortopedia com particular atenção à questão da referenciação, com a respetiva discussão de casos clínicos.

No dia 9, falou-se sobre “Generalidades de Patologia Ortopédica nos Cuidados de Saúde Primários”, “Patologia da Coluna Vertebral”, “Patologia do Ombro”, “Patologia do Cotovelo”, tendo ainda sido realizado um workshop em Ortopedia Infantil.

O dia 10 foi dedicado à “Patologia da Bacia e Anca”, “Patologia do Joelho Patologia do Tornozelo e Pé” e apresentação de comunicações orais sobre casos clínicos, casuística, revisões temáticas e trabalhos de investigação.

Também poderá gostar de

Escrever um comentário