O Município de Paredes apresenta na próxima quarta-feira, 15 de maio, o projeto “Cartão Família”, com o propósito de assegurar a igualdade de oportunidades e de direitos e de proteger todos aqueles que vivenciam situações de pobreza e exclusão social.
O “Cartão Família” permitirá aos agregados mais carenciados o acesso a bens e serviços a preços mais reduzidos, nomeadamente, acesso a vestuário, calçado, produtos alimentares, entre outros, mediante requerimento e análise da situação socioeconómica dos agregados familiares, de acordo com o Regulamento Municipal para a Atribuição de Apoios Sociais, por parte do pelouro de Ação Social da autarquia.
Com o “Cartão Família” prevê-se, ainda, alargar a participação gratuita das famílias às atividades de cariz cultural organizadas pelo Município de Paredes.
O projeto conta, desde já, com a colaboração de vários parceiros locais, que se comprometem a conceder os produtos e serviços a preços mais vantajosos, reforçando o dinamismo do comércio local e fomentando o sentido de responsabilidade social.
As entidades protocoladas serão identificadas através de um dístico com a imagem alusiva ao projeto.
O “Cartão Família” é gratuito e vem dar resposta social às necessidades evidenciadas e sentidas pelos agregados familiares acompanhados pelo Pelouro de Ação Social da autarquia.
Assim, destina-se às famílias carenciadas residentes no concelho de Paredes há pelo menos 6 meses, que se encontrem em situação de carência económica comprovada, apresentem um rendimento mensal per capita do respetivo agregado familiar igual ou inferior a 50% o valor do IAS, por cada elemento e não se encontrem a beneficiar de apoios de outras entidades para o mesmo fim, sendo um cartão identificativo pessoal e intransmissível.