Felgueiras será palco da partida do maior evento moto turístico da Europa (Portugal de Lés-a-és), a realizar de 9 a 12 de junho.
Os cerca de 2 mil participantes da atividade chegam a Felgueiras, no dia 8 de junho, e permanecerão no concelho até ao dia 10 de junho, de onde partirão com destino a Lagos.
A proposta para o apoio ao evento foi apresentada na última reunião de Câmara e foi deliberado atribuir, à FELROAD Associação – 21.º Portugal de Lés-a-Lés 2019, um subsídio no valor de 34.545,00 euros e isentá-la de taxas, para a realização desta atividade.
Na proposta apresentada, para o acolhimento da iniciativa, o vereador do Desporto, do Turismo e Empreendedorismo, Joel Costa referiu: “Atividades como esta contribuem para reforçar o valor turístico dos nossos recursos endógenos, designadamente o património histórico-cultural, a gastronomia, os produtos locais. Em simultâneo, valorizam o nosso concelho e dinamizam a economia local, causando um impacto económico bastante positivo”.
O autarca reforçou que, a aposta da autarquia justifica-se, porque nos dias 8 e 9 de junho, “Felgueiras promove-se a nível cultural, gastronómico e afirma-se como um concelho com um potencial turístico inesgotável. Com certeza, e à semelhança do ano passado, teremos as lojas cheias, os restaurantes e o alojamento local com a sua capacidade lotada”, concluiu o autarca.
Os participantes no evento serão rececionados em Felgueiras, no dia 8 de junho, na Praça Dr. Machado de Matos. Às 22h00 poderão assistir ao Fly Tributo U2. Às 00h00 haverá a atuação de Dj’s.
No dia 9 de junho, durante o dia, os participantes farão um passeio pelo concelho, percorrendo 65Km. Às 22h00 assistirão a um concerto protagonizado pelo grupo Sons do Minho. A noite termina ao som de Dj’s.
Figueira da Foz e Arruda dos Vinhos serão palco da chegada da 1.ª e 2.ª etapas e da partida para o dia seguinte no evento.