Dia 28 de setembro, pelas 21h30
CASA DAS ARTES DE FELGUEIRAS CELEBRA 8.º ANIVERSÁRIO
A comemoração contará com A FERA AMANSADA pela JANGADA TEATRO.
A Casa das Artes de Felgueiras está de parabéns! Dia 28 de setembro, pelas 21h30, o seu oitavo aniversário será comemorado com A FERA AMANSADA, peça de teatro pela JANGADA TEATRO. A entrada é gratuita * e a noite será garantidamente de festa!
SINOPSE
A Fera Amansada é uma das maiores e mais controversas cómicas batalhas do sexo. A farsa gira à volta do cortejar de Petruquio, um caçador de fortunas e Catarina, uma mulher temperamental e de pelo na venta. Inicialmente, Catarina não se mostra interessada no namoro, mas Petruquio sedu-la com uma série de truques psicológicos – “a domesticação” – até ela se sentir impelida a casar com ele.
O ESPETÁCULO
Shakespeare, o maior dramaturgo de língua inglesa, é acusado de pouca originalidade tendo, nomeadamente, plagiado Ovídio, Horácio, Lucrécio, usando mesmo excertos destes autores. Mas, ele não tinha, porém, medo de o fazer. Abria o arquivo da cultura clássica, reescrevia e moldava-o de maneira a que ali se visse modernidade. As suas peças falam de reis, gente da corte, contudo, com um propósito único; o comportamento humano. Os seus temas são clássicos, sendo por isso, intemporais, sentindo-se neles constante atualidade. Do mesmo modo que Shakespeare se inspirou nos textos dos grandes autores da Antiguidade, também as suas peças de teatro, nos permitem a constante adaptação ao meio e à época em que vivamos. A obra de Shakespeare sobreviveu ao longo destes últimos quatro séculos, irá certamente continuar a sobreviver a muito mais do que lhe façamos. No dia 23 de abril de 2016 comemoram-se os 400 anos da morte deste autor, uma efeméride que não quisemos deixar passar em claro e, para a qual, agendámos a criação de “A Fera Amansada”, ficando a direção a cargo do encenador inglês, John Mowat.
Texto a partir de William Shakespeare
Encenação: John Mowat
Interpretação: Luiz Oliveira, Rita Calatré e Vítor Fernandes
Ator Convidado: Xico Alves
Música Original e Interpretação: Rui Souza
Desenho de Luz: Fred Meireles e Fernando Oliveira
Fotos do Dossier: Martin Henrik
Cartaz: Glitz Design
Género Artístico | Comédia
Classificação Etária | M/12
Duração Aprox. | 70 min
Recorde-se que a Casa das Artes de Felgueiras, anteriormente Teatro Fonseca Moreira, (re)abriu portas ao público a 30 de setembro de 2011. Após a reabilitação do antigo edifício, estão reunidas as condições necessárias para as apresentações das diversas artes, neste que é um dos maiores e mais completos equipamentos culturais da região do Vale do Sousa. A Casa das Artes de Felgueiras foi apadrinhada por Ruy de Carvalho e Eunice Muñoz.
*Apesar de gratuita, a entrada neste espetáculo celebrativo carece, no entanto, de reserva prévia através dos contactos habituais: 255 340 340. ou bilheteira@casadasartesdefelgueiras.com