Início » Dia Mundial da Coluna assinalado ontem no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa

Dia Mundial da Coluna assinalado ontem no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa

por admin

A equipa de enfermagem do Serviço de Ortopedia do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) assinalou ontem, 16 de outubro, o Dia Mundial da Coluna.

A iniciativa, realizada no Hospital Padre Américo, além dos vários projetos a decorrer na comunidade para a prevenção de lesões ósseas, abordou também temas relacionados com o papel do enfermeiro na prevenção de lesões músculo-esqueléticas.

“As principais doenças da coluna, entre outras, são as hérnias, escoliose e lesões causadas por acidentes de viação e de trabalho”, divulgou Joaquim Moreira, enfermeiro gestor do Departamento Cirúrgico e do Serviço de Ortopedia, na abertura da sessão.

“Ninguém dá à coluna a verdadeira importância até aparecerem as queixas. É importante prevenir as lesões, fazendo exercício, tendo uma alimentação saudável e prestar atenção à postura, mesmo a dormir”, alertou ainda o enfermeiro.”

Carlos Alberto, presidente do Conselho de Administração do CHTS, elogiou “a dinâmica do Serviço, a preocupação do querer ir mais além, reforçando a cultura de diferenciação do Hospital”.

“Na Ortopedia, temos profissionais de excelência e somos reconhecidos por isso”, concluiu o presidente.

“A partilha de conhecimento nesta área é de extrema importância. A patologia da coluna afeta muitas pessoas, principalmente mulheres, cerca de 55%”, salientou Filipa Carneiro, Diretora Clínica.

Filipa Carneiro, sobre o Serviço de Ortopedia, relembrou que “nesta área da coluna, há que referir a cirurgia altamente diferenciada e salientar as cirurgias de urgência à coluna de grande complexidade, esta é uma região com muita traumatologia, e a excelência dos cuidados pós-operatório”.

João Barros da Silva, diretor do Departamento Cirúrgico, felicitou a organização da iniciativa, visto que “qualquer comemoração implica um dia para refletir sobre os temas, neste dia importa compreender a gravidade das patologias associadas à coluna”.

O diretor do Departamento Cirúrgico deixou também “uma palavra de apreço à equipa de enfermagem, não só na área da coluna, mas em todas as situações ortopédicas”.

A terminar a manhã, houve ainda um momento lúdico onde foram realizados exercícios de relaxamento e fortalecimento da coluna para prevenir lesões nos profissionais de saúde.

Também poderá gostar de

Escrever um comentário