Águas de Paços de Ferreira distinguida novamente com selo de ‘qualidade exemplar da água para consumo humano’ da ERSAR
Devido à excelente qualidade da água da rede pública no concelho de Paços de Ferreira, a Águas de Paços de Ferreira (AdPF) foi distinguida novamente com o selo de ‘qualidade exemplar da água para consumo humano’ da ERSAR. A cerimónia de entrega dos selos irá decorrer no dia 10 de dezembro, durante a 14.ª Expo Conferência da Água, em Lisboa.
A água fornecida pela Águas de Paços de Ferreira é alvo de uma análise rigorosa e frequente, garantindo as melhores condições para consumo. Em 2013, 2014, 2017 e 2018 foi também atribuído à AdPF o “Selo de qualidade exemplar da água para consumo humano”. Estes selos de qualidade foram atribuídos pela primeira vez em 2013. As entidades distinguidas com o “Selo de qualidade exemplar da água para consumo humano”, como é o caso da AdPF nos cinco anos de atribuição deste prémio, evidenciam-se por assegurar uma qualidade exemplar da água para consumo humano.
“SELO DE QUALIDADE EXEMPLAR DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO”
Com este selo, a ERSAR pretende evidenciar as entidades prestadoras de serviços de abastecimento público de água que, no último ano de avaliação regulatória, tenham assegurado uma qualidade exemplar da água para consumo humano, nomeadamente verificando cumulativamente todos os critérios previstos no regulamento
Esta iniciativa da ERSAR é realizada em parceria com o Jornal Água&Ambiente.
ÁGUAS DE PAÇOS DE FERREIRA NO TOP 20 DAS MELHORES
ENTIDADES GESTORAS NO COMBATE AO DESPERDÍCIO DE ÁGUA
Recorde-se que a Águas de Paços de Ferreira é das entidades gestoras mais eficientes do país no combate ao desperdício água. Ocupou a 12.ª posição em 2017, entre as 256 entidades gestoras do serviço público de abastecimento. Estas constatações têm por base o Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal | 2018, que reporta o ano de 2017, publicado pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos. O indicador em questão, vulgarmente designado por “Perdas de Água”, exprime a percentagem das perdas de água relativamente à quantidade de água entrada na rede de abastecimento.