Sabia que já há solas para calçado feitas a partir de bolas de ténis em fim de vida?
É uma empresa de Felgueiras que as fabrica. A ISI Soles desenvolveu o processo e já comercializa solas para calçado ecológicas baseadas na reciclagem das bolas de ténis.
Tenistas experientes usam 3 bolas de ténis por jogo ou por sessão de treinos. Após este período, as bolas chegam ao fim do seu ciclo de vida. Por ano são fabricadas 300 milhões de bolas de ténis. Não havendo neste momento alternativa à sua reciclagem, as bolas acabam por ser encaminhadas para os aterros onde se decompõem lentamente.
A ISI Soles, uma empresa sediada em Felgueiras que se dedica à produção de solas para calçado, estudou o problema. Após vários testes laboratoriais, desenvolveu solas para calçado ecológicas, baseadas na reciclagem das bolas de ténis. As bolas de ténis são trituradas num moinho. É feita uma mistura com aparas de cortiça, também estas derivadas de desperdícios de rolhas, e termoplástico (TR), sendo, posteriormente, a sola injetada.
“Foi um desafio lançado por um cliente, holandês, representado em Portugal por Raul Paiva, e nós aceitamos esse desafio. Foram efetuados vários testes, com a combinação de diferentes materiais, por forma a conseguir uma sola que cumpra todos os requisitos e propriedades químicas e físicas. Uma sola que seja confortável, durável e amiga do ambiente”, disse Vítor Mendes, CEO da ISI Soles. Os sapatos estão agora em produção na fábrica de calçado Viago Shoes.
A preocupação com o ambiente e a sustentabilidade é uma constante na ISI Soles, que adota princípios de produção sustentável e utilizando a ecoeficiência como referencial para todas as operações desenvolvidas. Exemplo disso é a linha de solas Vegan, que recebeu o selo “Peta – Approved Vegan”, bem como solas compostas por matéria-prima de base biológica ou biodegradável.
A ISI Soles obteve a certificação para o seu sistema de gestão integrado pelas normas ISO 14001 e ISO 9001, tendo sido a primeira empresa portuguesa de solas para calçado a ser reconhecida pelas melhores práticas internacionais ao nível ambiental.