Início » ÉPOCA NACIONAL DE PETANCA ARRANCA ESTE DOMINGO EM LORDELO – PAREDES

ÉPOCA NACIONAL DE PETANCA ARRANCA ESTE DOMINGO EM LORDELO – PAREDES

por admin
O próximo domingo irá marcar o início da temporada de petanca a nível nacional com a realização na Zona Norte (Lordelo, Paredes) do Torneio de Abertura e na Zona Centro (Muge, Salvaterra de Magos) da eliminatória de mão a mão.
 
No domingo seguinte será o arranque da época das Associações do Algarve e do Barlavento Algarvio e Sudoeste Alentejano com a disputa do Torneio de Abertura em Lagos. 
 
São 11 as provas que integram o calendário de 2020 da Federação Portuguesa de Petanca: eliminatórias regionais e finais das 3 variantes (mão a mão, doublete e triplete), Taças de Portugal, Algarve, Lisboa, Porto e Abel Ferreira (inter-associações). 
 
Cada uma das 4 associações continentais de Petanca (Zona Norte, Zona Centro, Algarve e Barlavento Algarvio e Sudoeste Alentejano) têm programas próprios, dos quais fazem parte, para além das competições atrás referidas, torneios de abertura, encerramento, taças associativas, provas regionais promovidas por todos os clubes filiados e ainda torneios abertos para divulgação da modalidade.
 
A Associação de Petanca da Zona Centro é a mais representativa a nível nacional, com 15 clubes (Associação de Amigos da Petanca de Muge, Associação Cultural Recreativa Desportiva de Casal Cochim,
Associação Cultural e Recreativa da Urqueira, Associação Desportiva Cultural Solidariedade Social do Lavradio, Associação de Moradores Bairro Novo, Pinhal da Areia, Moita, Associação 20 km de Almeirim, Clube de Campismo de Lisboa, Clube Petanca São Pedro do Estoril, Grupo Desportivo do Granho, Grupo Desportivo Sobreirense Boulodrome, Petanca S. Mamede Batalha, Real Clube Petanca de Alpiarça, União Amigos de Olho Marinho, União Desportiva e Cultural do Alqueidão e União Desportiva de Gondemaria).  
 
Segue-se a Associação do Barlavento Algarvio e Sudoeste Alentejano com 10 clubes (Associação Pétanca Vale da Telha, Centro Cultural Desportivo Câmara Municipal de Lagos, Clube Desportivo Caça e Pesca de S. Miguel, Clube Desportivo Cultural da Nave, Clube Pétanca Montes de Alvor, Clube Petanca de Portimão, Estrela Desportiva de Bensafrim, Grupo Amigos do Chinicato, Juventude Clube Boavista e Sociedade Recreativa de Barão de S. Miguel).
 
Depois a Associação de Petanca do Algarve com 9 clubes (Associação Cultural de Boliqueime, Associação Onda Sólida Arraial, Centro Cultural Desportivo Trabalhadores da Câmara Municipal de Tavira, Clube Pétanca Escola de Loulé, Clube Pétanca de Faro, Clube Praticantes Petanca de Estoi, Grupo Desportivo Barreiras Brancas, Grupo Desportivo Cultural de Machados e Grupo Desportivo Recreativo Corte António Martins).
 
E por último a Associação de Petanca da Zona Norte com 8 clubes (Associação Bússola Partilhada, Casa do Pessoal da RTP-Porto, Centro Recreativo e Cultural de Briteiros, Clube Amigos da Petanca, Clube Caçadores de Rebordosa, Clube Petanca de Estorãos, Clube Petanca de Rebordosa e Clube Petanca das Taipas).      
 
Este ano houve um acréscimo significativo de filiações na Federação Portuguesa de Petanca, quer a nível de clubes, quer de atletas masculinos e femininos.
 
Os 42 clubes inscreveram 840 jogadores, dos quais 734 masculinos, 74 femininos e 32 jovens (cadetes, infantis e juniores).
 
No plano internacional Portugal estará presente no Europeu Feminino de Triplete, em Espanha, no Mundial Masculino de Triplete, na Suiça, e no Europeu de Mão a Mão e Doublete Masculinos, Femininos e Mistos, na Letónia.
 
Destaque ainda para a realização em Portugal da Copa Ibérica, na Batalha, e do Mundialito, em Portimão.

Também poderá gostar de

Escrever um comentário