Início » CIM do Tâmega e Sousa acolhe workshop sobre biorregiões

CIM do Tâmega e Sousa acolhe workshop sobre biorregiões

por admin

A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) está a trabalhar no sentido de tornar o seu território numa biorregião e a criar condições para a sua integração na Rede Internacional das Biorregiões (INNER – International Network of Eco Regions).

Nesse sentido, irá acolher, no próximo dia 18, às 14h00, na sua sede, em Penafiel, o Workshop “Bio-Regiões: uma estratégia integrada de desenvolvimento dos territórios rurais”. Trata-se de uma ação que visa colher contributos para a elaboração do Manual das Biorregiões em Portugal, uma ferramenta fundamental para apoiar e informar os territórios portugueses interessados em aderir à INNER e aos Sistemas Importantes do Património Agrícola Mundial (SIPAM), e que está a ser dinamizada pela parceria Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento de Idanha-a-Nova (CMCD), Município de Idanha-a-Nova, Associação para a Cooperação e o Desenvolvimento (ACTUAR), Associação Portuguesa de Agricultura Biológica (AGROBIO) e Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural/Rede Rural Nacional (DGADR/RRN) nos territórios que pretendem ser reconhecidos como biorregiões. 

Dirigido a produtores agrícolas, empresas do setor agroalimentar, associações de desenvolvimento local e entidades públicas, bem como a interessados na temática, este Workshop pretende, deste modo, reunir um conjunto de agentes ligados ao desenvolvimento rural para uma reflexão participada em torno dos modelos e processos de governança, principais atores e seus papéis e critérios essenciais à criação e reconhecimento de uma biorregião.

Uma biorregião é uma área geográfica onde agricultores, cidadãos, operadores turísticos, associações e o poder local estabelecem uma parceria para a gestão sustentável dos recursos locais, dando centralidade à produção e consumo alimentar de base biológica e agroecológica. Assim, a promoção dos produtos biológicos articula-se com a promoção do território, dos seus recursos e das suas especificidades, com o objetivo de promover o desenvolvimento integrado e sustentável das potencialidades económicas, sociais, culturais e ambientais.

A participação no Workshop é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia através do sítio da internet da CIM do Tâmega e Sousa, acessível em www.cimtamegaesousa.pt. 

Este Workshop insere-se no âmbito do projeto “Bio-Regiões: uma estratégia integrada de desenvolvimento dos territórios rurais”, dinamizado pela parceria CMCD, Município de Idanha-a-Nova, ACTUAR, AGROBIO e DGADR/RRN, e financiado pelo Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020.

CIM do Tâmega e Sousa

 

Também poderá gostar de

Escrever um comentário