Equipamento vai funcionar, em sistema Drive-Through, na Associação Empresarial de Paços de Ferreira
Para reforçar a resposta que Portugal está a fazer para combater a pandemia de Covid-19 e numa medida de esforço coletivo, a Câmara Municipal de Paços de Ferreira diligenciou junto dos Laboratórios do Vale do Sousa e do Agrupamento de Centros de Saúde Vale do Sousa Norte, no sentido de ser criado no nosso concelho, um local dedicado à colheita de amostras para rastreio da doença, seguindo as melhores práticas e recomendações da Direção Geral de Saúde.
Com o aproximar do final do Estado de Emergência, torna-se fundamental capacitar a resposta no concelho de Paços de Ferreira mantendo, contudo, as condições de conforto e segurança coletiva. Desta forma decidiu-se pela implementação de um Centro de Rastreio em Sistema Drive-Through, nas instalações gentilmente cedidas pela Associação Empresarial de Paços de Ferreira.
Este modelo permitirá aos cidadãos do nosso concelho, com suspeitas de infeção e previamente referenciados pelo Serviço Nacional de Saúde, poder deslocar-se até ao ponto de recolha, localizado no Parque de Exposições da Capital do Móvel e sem entrar em contacto com outras pessoas, reduzindo o risco de infeção para todos os envolvidos.
Os resultados serão depois enviados diretamente ao cidadão e às autoridades de saúde pública, de acordo com o protocolo estabelecido para o efeito.
Trata-se de um importante investimento na saúde pública e que a Câmara Municipal de Paços de Ferreira entende como fundamental para controlar e mitigar a propagação deste vírus no nosso concelho.
O rastreio segue as recomendações e especificações para testes ao CoVid-19, sendo coordenado pelo ACeS Vale Sousa Norte, responsável também pela colheita das amostras, através da equipa disponibilizada para o efeito.
O sistema, cujas entradas e saídas serão controladas pelas forças de segurança do concelho, permitirá a realização de cerca de 50 testes diários numa primeira fase, podendo evoluir, de acordo com a procura e necessidades geradas, aliadas à capacidade de processamento do Laboratório parceiro.
Alerta-se, no entanto, que só se deverão deslocar ao local pessoas previamente referenciadas pelo SNS, já que o sistema não permitirá a execução de testes sem marcação prévia junto das autoridades de saúde.
Pede-se a todos os cidadãos para se deslocarem ao local apenas se tiverem a respetiva marcação e apenas à hora que lhes for comunicada, por forma a não criar constrangimentos de tráfego ou aglomerados que podem por em causa o seu normal funcionamento e o atendimento atempado dos suspeitos ou doentes.
Esta medida insere-se no Plano de Contingência que o Município de Paços de Ferreira tem vindo a desenvolver e que visa apoiar o esforço nacional de combate à pandemia, numa lógica de proteção e mitigação da doença.
Este Centro de Rastreio deverá entrar em funcionamento até meados da próxima semana, concluídas que estejam um conjunto de formalidades e diligências atualmente em curso.