Os Assistentes Operacionais das escolas do concelho estão a participar em ações de formação para assegurar os trabalhos de limpeza e de higienização no contexto da luta contra a COVID-19.
O município de Felgueiras iniciou hoje as ações de sensibilização e de demonstração sobre higienização, realizadas pelas Forças Armadas, na luta contra a COVID-19.
A formação destinou-se aos Assistentes Operacionais, que vão assegurar os trabalhos de higienização, de todos os agrupamentos de escolas e de escolas não agrupadas do concelho que poderão reabrir para receber alunos do 11º e 12º anos.
Nesta primeira ação, realizada na Escola Básica e Secundária Dr. Machado de Matos – Felgueiras, o presidente da Câmara Municipal, Nuno Fonseca realçou a importância de preparar os profissionais que exercem funções nas escolas onde pode haver aulas presenciais. “É anseio de todos que tudo volte à normalidade, mas para conseguirmos isso temos de criar condições. Daí consideramos que nos cumpre garantir a maior segurança para a eventualidade de haver aulas presenciais para os alunos dos 11º e 12º anos, a partir do dia 18 de maio”.
O autarca realçou que todos os estabelecimentos de ensino “serão devidamente preparados para receber a comunidade escolar”.
Nuno Fonseca reforça ainda que “a autarquia continua atenta ao que se está a passar. Estamos muito concentrados na criação de condições para minorar a propagação do vírus, mas queremos que tudo volte à normalidade para que o impacto social e económico sejam o mais reduzidos possível e isso exige muito de nós e de toda a sociedade civil. Compete-nos formar e informar sobre as medidas a adotar para voltarmos à normalidade o mais breve possível”.
Nesta sessão, os efetivos do Exército deram orientações aos profissionais sobre a correta utilização dos equipamentos de proteção individual, gestão de resíduos, e procedimentos de limpeza, os quais deverão ser reforçados.
Segundo uma norma orientadora da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), com a orientação da Direção-Geral da Saúde (DGS) e das Forças Armadas, as salas de aula, devem ser limpas sempre que haja mudança de turma e os refeitórios logo após a utilização de um grupo e antes de outro entrar no espaço.
Refira-se que os estabelecimentos de ensino do município de Felgueiras estão encerrados desde o dia 9 de março, depois de o Governo ter decidido suspender as atividades letivas presenciais no concelho devido à pandemia da covid-19, uma medida que se vai prolongar até ao final do ano letivo para os alunos do ensino básico e 10.º ano.
Há exceções, os alunos do 11.º e 12.º anos poderão regressar às escolas, e retomar as aulas presenciais de preparação para os exames nacionais de acesso ao ensino superior. As ações de Formação continuarão a decorrer no concelho:
– Escola Básica e Secundária Dr. Machado Matos | 5 de maio | 13.30-18.30
– Escola Básica e Secundária de Airães | 6 de maio | 08h30 às 12h30
– Escola Básica e Secundária de Idães | 6 de maio | 08h30 às 12h30
– Escola Secundária de Felgueiras | 9 de maio | 13.30-18.30
– Escola Secundária da Lixa | 10 de maio | 8.30-12.30