A autarquia dinamizou uma reunião com comerciantes do concelho, no sentido de encontrar soluções para que o comércio local retome a normalidade. De acordo com o Presidente da Câmara, Dr. Pedro Machado, “existiram contributos muito pertinentes por parte dos comerciantes, onde foi também possível anunciarmos mais medidas que estamos a preparar para os próximos tempos que visam dar uma resposta à economia local no combate às repercussões desta pandemia”.
Com a declaração do Estado de Emergência, o Município determinou a não cobrança das tarifas mensais para os consumidores não domésticos que encerraram os estabelecimentos. Foi ainda suspenso o pagamento de estacionamento as áreas de parqueamento.
Com a reabertura dos estabelecimentos comerciais foram tomadas outras medidas de apoio à economia local, como a isenção de taxas para as esplanadas até ao final do ano, implementação de uma campanha publicitária de promoção do comércio local e realização de sorteios mensais com a atribuição de vouchers a serem debitados em compras no comércio tradicional para os estabelecimentos aderentes. Estão a ser estudadas outras medidas, com destaque para a possibilidade de haver um apoio à criação de uma Associação representativa do setor, criada pelos próprios comerciantes.