Início » Casa do Pessoal Padre Américo – Vale do Sousa comemorou o 39.º aniversário

Casa do Pessoal Padre Américo – Vale do Sousa comemorou o 39.º aniversário

por admin

As medidas de distanciamento adotadas para reduzir a interação social entre pessoas, de forma a reduzir a transmissão da doença por COVID-19, condicionaram as comemorações do 39.º aniversário da Casa do Pessoal Padre Américo – Vale do Sousa.

Em articulação com o Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, entendeu a direção e os restantes Órgãos Sociais assinalar, de modo simbólico, as comemorações com uma breve sessão no auditório do Hospital Padre Américo sob o lema “Protegendo-se a si e a todos, juntos vamos vencer o vírus! ”

As comemorações iniciaram-se com a entrega das lembranças aos profissionais que completaram 25 anos de associativismo na Casa do Pessoal, a homenagem aos associados e antigos diretores entretanto falecidos, a apresentação da fotografia/quadro do anterior presidente, o vídeo com um álbum de desenhos enviados por 106 crianças, finalizando com a entrega dos prémios “Gratidão”.

“Temos vivido um tempo difícil, insólito, sofrível, inimaginável, no qual, de uma forma global, ficámos privados de confraternizar, de reunir, de conviver, de cumprimentar… e até, por instantes, da própria liberdade de circulação, impossibilitados de contacto social e com uma permanente ameaça invisível no canto do olho de cada profissional, utente ou familiar”.

“Com o sentido de abnegação que caracteriza os profissionais e com o sentido de missão que vem mais facilmente acima nestas alturas de adversidade, ninguém se furtou ao dever de ajudar quem precisa e entre sorrisos, choros, inquietações, dúvidas, alegrias, quebras de ânimo e novos levantamentos, podemos dizer que o resultado conseguido foi francamente positivo quando comparado com o cenário antecipado naqueles primeiros dias do mês de março”.

“É com muito agrado que vemos que a indiferença, o comportamento consumista e o pensamento individualista têm dado lugar à solidariedade, à partilha, à cooperação, à ajuda e à defesa da vida, expressando-se incessantemente, e de uma forma muito particular, junto dos mais débeis e idosos. E os profissionais do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, como todos os profissionais de Portugal merecem este reconhecimento, seja pelas mais diversas mensagens, sentimentos ou homenagens”, conclui Fernando Vieira, Presidente da Direção da Casa do Pessoal.

Neste sentido, a todos os profissionais sem exceção, prestadores e servidores do CHTS, como gesto de reconhecimento, a Casa do Pessoal atribuiu também o prémio “Gratidão”, em especial a cada uma das Unidades Equipas Linha COVID e faz votos que os próximos dias sejam um recarregar de energias positivas, físicas e emocionais, no sentido de continuarem a terem forças para desenvolverem com mestria e profissionalismo este trabalho de ação, assim, encherem de esperança a alma e a mente dos utentes e seus familiares.

A Casa do Pessoal perante os gestos de muitas empresas, associações, particulares e até de autarquias, saúda todos os intervenientes pelos géneros alimentares e equipamentos de protecção individual (EPI´s) que foram doados à Casa do Pessoal, sendo todos devidamente registados, tanto nos momentos de receção como de entrega junto dos serviços e equipas de profissionais das Unidades Covid-19, prestando contas publicamente de todos os atos.

Por iniciativa do senhor Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Dr. Carlos Sousa, os Órgãos Sociais da Casa do Pessoal reforçaram apreço pelo trabalho desenvolvido e pelo sentido de missão manifestado por todos, partilhando ainda da mensagem do Presidente do Conselho Administração, Dr. Carlos Alberto Silva, deixando o apelo a que todos possamos ter aprendido, nestes tempos adversos, a importância muitas vezes esquecida da humanização, dos afetos e do Amor. E que sejamos capazes de crescer como povo, com gestos continuados de solidariedade e apoio, porque os tempos que se avizinham trarão muitas dificuldades económicas e sociais coletivas, que somente seremos capazes de ultrapassar sem deixar ninguém para trás, coletivamente.

Fundada em 1981

A Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo – Vale do Sousa, é uma associação sem fins lucrativos, fundada a 26 de maio de 1981 e foi criada no âmbito dos seus associados, possuindo autonomia administrativa e financeira.

Iniciou as suas atividades no Centro Hospitalar Vale do Sousa, englobando estão as unidades de Penafiel e Paredes, possuindo nesta última, durante duas décadas, a sua sede social. Com a edificação do novo hospital para a Comunidade Urbana do Tâmega e Sousa, a Casa do Pessoal desenvolve atualmente a sua atividade no Hospital Padre Américo e Hospital São Gonçalo, em Amarante, unidades do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, E.P.E.

De acordo com o Regulamento Interno, a Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo – Vale do Sousa, associação, tem por objetivos centrais o proporcionar aos seus associados benefícios de ordem social, cultural e recreativa, entre outros, a fomentar e manter laços de solidariedade entre os seus membros; organizar a Festa de Natal destinada aos filhos dos seus associados e a Ceia de Natal aos associados; garantir o funcionamento do bar do pessoal, no âmbito para fornecimento de serviços de cafetaria aos associados e a constituir, entre outros, meios necessários para assistência materno-infantil e pré-escolar aos filhos dos associados.

Os eventos realizados, em quantidade e qualidade, dignificam a associação no meio, pelo que nos congratulamos pela forte adesão, coesão e participação da comunidade associativa. A primeira iniciativa da atual direção foi o de proporcionar um convívio por ocasião dos Santos Populares no Hospital São Gonçalo, em Amarante, atividade que este ano não poderá ser realizada. Ao longo dos últimos meses foram celebrados mais de 20 protocolos de colaboração permitindo benefícios e vantagens à comunidade associativa junto de entidades da região, na área da formação profissional dinamizamos uma parceria com a Associação Empresarial de Penafiel, enquanto na vertente desportiva a formação de futsal da Casa do Pessoal classificou-se em 5º lugar na última edição do torneio nacional inter-hospitalar.

O agendamento de caminhadas, convívios associativos e iniciativas culturais, procura unir e reforçar laços de confraternização entre os profissionais de ambas as unidades hospitalares. Enaltecemos o apoio a situações sociais relacionadas com a comunidade associativa que visem bens materiais e/ou auxílio emergente, devidamente sinalizadas e avaliadas.

Entre as ações de sensibilização na comunidade, a Casa do Pessoal dedica o mês de outubro ao cancro da mama e o mês de maio ao coração. Mesmo com esta nova realidade, fomos capazes de unir esforços e com a ajuda de muitos celebrar o Dia da Mãe e o Dia Mundial da Criança na instituição.

Felizmente, ainda antes desta fase, conseguimos promover a realização do Encontro de Cantares de Janeiras, os encontros de teatro em Novelas e em Vila Meã e os convívios associativos em Boticas e ao Museu Nacional do Pão.

1.466 associados

A Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo – Vale do Sousa tem 1.011 sócios ativos, sob a quotização mensal de 1,50 euros e 455 sócios aposentados.

No entanto a Família Casa do Pessoal não se ressume ao número de associados e prova disso é a festa de Natal das crianças filhos dos associados, capaz de lotar por exemplo, o Pavilhão Gimnodesportivo Fernanda Ribeiro, em Penafiel.

 

No que se refere apenas à atividade destes últimos meses, sintetizam-se:

. Iniciativa Solidária na Comunidade

meses: março, abril e maio

finalidade: aquisição e distribuição de bens alimentares e equipamentos de proteção individual (EPI´s) junto dos profissionais Unidades Equipas Linha COVID19.

Com a colaboração de empresas, sociedade civil e concessionária do bar do Pessoal, foram servidas pela Casa do Pessoal 8.782 refeições (32.369 artigos alimentares).

 

. Medidas apoio ao funcionamento bar do Pessoal

meses: abril, maio, junho e julho

finalidade: aquisição de produtos de higiene, segurança e proteção do Pessoal afeto e apoio à concessionária para manter em funcionamento e em horário definido o bar, sendo imprescindível aos profissionais de saúde e comunidade associativa presente na instituição; evitar a entrada em lay-off, salvaguarda dos postos de trabalho, pagamento em dia a fornecedores e contribuições sociais, impostos e outros encargos tidos por emergentes.

 

. Medidas apoio aos associados

meses: abril, maio, junho e julho

finalidade: aquisição, distribuição e/ou comparticipação para bens alimentares de 1ª necessidade, medicamentos e equipamentos de proteção individual (EPI´s) junto da Comunidade associativa. Em finais de abril procedeu à distribuição de 2.000 máscaras sociais.

 

Plano de atividades e Orçamento 2020 (1.ª revisão): https://blogs.sl.pt/cloud/file/4d05b91653cc54af7e0bb43b457a4e74/clubehpa/2020/plano_atividade_orcamento2020_1revisao_5mai.pdf

 

Relatório & Contas 2019 https://blogs.sl.pt/cloud/file/4d05b91653cc54af7e0bb43b457a4e74/clubehpa/2020/relat%C3%B3rio_contas2019.pdf

 

Conteúdos e livre acesso: https://clubehpa.blogs.sapo.pt/ e www.facebook.com/clubehpa

e-mail: casadopessoal@chts.min-saude.pt

 

São membros dos Órgãos Sociais da Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo – Vale do Sousa, eleitos para o biénio 2019/2021:

 

Assembleia-Geral

Presidente: Carlos Manuel Ribeiro de Sousa

Vice-presidente: Zélia Maria Martins Leal

Secretário: José Manuel Oliveira

Suplente: Maria Conceição Gonçalves

Suplente: Florbela Dolores Ferreira Vieira

Suplente: Clara Soares Montenegro

 

Direção

Presidente: Fernando Celestino Vieira da Rocha

Secretária: Maria Luísa Carneiro Coelho

Tesoureiro: Júlio António Mouroa Alves

Vogal: Alcina Ferreira Santos

Vogal: Ana Rita Silva

Suplente: Isaac Eurico Alves Ferreira

Suplente: Isabel Maria Gomes Pinto

Suplente: José Manuel Fernandes Rodrigues

Suplente: Cláudia Alexandra Fonseca Pinheiro

Suplente: Alexandre Hernâni Areosa

Suplente: Isabel Maria Santos Rocha

 

Conselho Fiscal

Presidente: José António Ribeiro

Vogal: Maria José Ribeiro da Silva

Vogal: Cristiano Emanuel Sousa Carvalheiras

Suplente: Maria da Glória Batista Barbosa

Suplente: Aldina Leão de Sá Sanguedo

Também poderá gostar de

Escrever um comentário