Decorreu anteontem à tarde uma reunião entre elementos do Movimento Rio Sousa e o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Dr. Antonino de Sousa e a Drª. Susana Oliveira, Vice-Presidente e vereadora responsável pelo Ambiente e Recursos Naturais. O encontro teve lugar nas instalações da Câmara Municipal e correspondeu a um pedido de reunião entre ambas as partes por parte do Movimento Rio Sousa.
Os representantes do Movimento Rio Sousa apresentaram uma explanação dos pontos críticos que mais fazem perigar a conservação da bacia hidrográfica do Sousa, tais como as descargas poluentes por parte de indústrias, as ligações de águas residuais diretas no rio, a afluência de águas pluviais, entre outros.
As preocupações demonstradas pelo Movimento Rio Sousa foram registadas pelo executivo, tendo Antonino de Sousa visado a atuação dos serviços municipais, referindo toda a atenção que os serviços municipais têm tido para com o Rio Sousa e as medidas já tomadas, designadamente as ações da Penafiel Verde quanto ao saneamento de águas residuais. Também foi transmitida a intenção de ser analisada a situação das águas pluviais no concelho.
Antonino Sousa referiu a intenção de se insistir no Memorando de Entendimento Intermunicipal sobre o Rio Sousa, protocolado a 25 de setembro do ano passado. Informou ainda o autarca que aos municípios que firmaram o acordo em Penafiel para uma concertada atuação no Rio Sousa, juntou-se agora o município de Paços de Ferreira. O Movimento Rio Sousa manifestou a Antonino Sousa e Susana Oliveira a importância de se cumprir o Memorando e regozijou-se com o alargamento.
Tendo os elementos do Movimento Rio Sousa ficado esclarecidos de que existe uma atenta política por parte da Câmara de Penafiel quanto ao Rio Sousa, contudo realçaram a necessidade da premência de ações que salvaguardam toda a bacia hidrográfica e o seu ecossistema, e também a intenção do Movimento de continuar a no caminho definido de sensibilização dos poderes políticos, entidades responsáveis e comunidade em geral, para a importância vital da despoluição e recuperação do rio Sousa e seus ecossistemas.
O Movimento Rio Sousa organizou-se em 2019 como um grupo de cidadãos e cidadãs tendo em vista a defesa e conservação do Rio Sousa. O Movimento organizou uma manifestação pública das suas intenções em Penafiel, no dia 25 de Setembro do ano passado, tem feito uma monitorização da bacia hidrográfica do Sousa e tem estado em contacto com diversas autarquias e estruturas relacionadas com o assunto.