Início » Recordes nacionais de Atletismo batidos em Lousada

Recordes nacionais de Atletismo batidos em Lousada

por admin

A jovem atleta Ana Costa, que é natural de Lousada, bateu o recorde nacional dos 500 metros femininos Sub23 e juniores com a marca 1’12″29, que pertenciam a Lucrécia Jardim e Carla Sacramento. O feito teve lugar na Pista de Atletismo de Lousada, no passado dia 1 de julho, no âmbito dos “Desafios de Verão – velocidade furiosa” organizados pela Federação Portuguesa de Atletismo.

Ana Costa destacou que “quando a prova terminou e percebi que tinha sido uma corrida extraordinária, fiquei orgulhosa com a minha prestação. Quando ouvi a minha marca tive uma explosão de alegria, fiquei extremamente feliz, pois o recorde de juniores pertencia à Carla Sacramento e o de sub- 23 pertencia à Lucrécia Jardim, duas atletas de grande referência no atletismo a nível mundial”.

Ainda de acordo com a atleta “sempre acreditei que fosse possível conquistar o recorde nacional de juniores, tendo a noção de não era de acesso fácil e que para isso tinha de dar o meu melhor e as condições envolventes tinham de estar favoráveis. Mas quando me dou conta que também bati o recorde de sub-23 fiquei sem palavras, mergulhada numa grande alegria”.

Tenho desenvolvido um trabalho árduo para conquistar os meus objetivos e quando consigo um feito como este sinto que vale a pena todo o esforço. Esta é, sem dúvida, a melhor recompensa, incentivando-me ainda mais para continuar a trabalhar. Esta e todas as outras conquistas são igualmente do meu treinador, o meu pai, que tem sido um exemplo, um pilar em todos os sentidos. Sem ele, nada seria possível. Sei que tenho um grande potencial por tudo o que tenho feito até à data, mas aquele apoio incondicional da minha família e do Boavista Futebol Clube tem sido um peso muito importante na minha carreira” – destaca também Ana Costa.

O Vereador do Desporto, Dr. António Augusto Silva destacou que “foi com enorme satisfação que recebemos a notícia, uma vez que estes são os primeiros recordes nacionais, batidos em Lousada. Aliás, a satisfação que aumentou quando percebemos que eram marcas que vigoravam acerca de trinta anos e que tinham sido batidos por alguém natural do concelho, pelo que endereçamos as maiores felicitações à atleta e treinador”.

Ana Costa é natural de Lousada

A atleta completa 18 anos no próximo dia 17. É natural de Caíde de Rei, Lousada, onde residiu até aos oito anos. Apesar de viver no Porto é em Lousada, que muitas vezes, procura um refúgio para a sua concentração e onde busca a tranquilidade que necessita para carregar energias. Para além de correr terminou o 12.º de escolaridade e vai candidatar-se ao ensino superior. 

Ana Costa Iniciou a carreira desportiva em 18 de junho de 2011 no Campeonato Regional de Benjamins, como atleta Individual. Nesta primeira corrida conquistou o primeiro título Regional na prova de 50 metros livres, e tem-se mostrado uma das melhores atletas nacionais da sua idade. É detentora de muitos recordes regionais e nacionais e inúmeros títulos de campeã, tanto regionais como nacionais.

Desde a época 2017/2018 representa o Boavista Futebol Clube, tendo já passado por vários clubes, nomeadamente o Clube Atletismo do Tâmega, o Maia Atlético Clube e o Atlético Clube do Porto.

Relativamente à Pista de Atletismo de Lousada, Ana Costa e o seu treinador, Amândio Costa, referem que “é um local com excelentes condições técnicas. A seguir ao Centro de Alto Rendimento do Jamor, em Lisboa, é a segunda melhor a nível nacional, pois tem todas as condições necessárias para que tanto a nível profissional como lúdico se possa realizar um excelente treino. É propícia para obtenção de bons resultados e tem também um grande fator a favor da conquista de grandes marcas que é o facto da quase inexistência de vento”.

Também poderá gostar de

Escrever um comentário