Início » Secretário de Estado estará presente nas Jornadas da Educação de Lousada

Secretário de Estado estará presente nas Jornadas da Educação de Lousada

por admin

“Garantir a integridade da Escola Pública em tempos de crise” é o mote para a sétima edição das Jornadas da Educação de Lousada, que vão ter lugar na Escola Secundária, nos dias 9 e 10 do próximo mês. 

A abertura do evento vai estar a cargo do Secretário de Estado da Educação, Dr. João Costa, e do Presidente da Câmara Municipal, Dr. Pedro Machado. 

A conferência de abertura tem como tema “Garantir o papel da escola em tempos de crise” apresentada pelo Professor Eduardo Marçal Grilo, ex- Ministro da Educação. 

O primeiro painel, cujo tema é “A Escola que temos hoje (das mudanças forçadas às suas consequências) ”, conta com as intervenções da Dra. Ana Isabel Lage, psicóloga clínica, da Dra. Ana Luísa Melo, da Universidade Católica, e do Dr. José António Moreira, da Universidade Aberta. 

A moderação vai ser da responsabilidade do Dr. António Campos, Diretor do Centro de Formação de Associação das Escolas (CFAE) Sousa Nascente. 

A tarde conta com várias oficinas temáticas, como “E-Privacidade”, com o Dr. Tito de Morais, “O xadrez enquanto recurso pedagógico”, com o Dr. Vítor Cardoso, da Escola Secundária de Felgueiras, e “Paisagem Protegida do Sousa Superior”, dinamizada pela Dra. Milene Matos, da Câmara Municipal de Lousada. 

A Dra. Rosário Machado, Diretora da Rota do Românico, vai apresentar o Centro de Interpretação da Rota do Românico, Andriana Hamivka vai ter a seu cargo a oficina “Escrita faseada: uma experiência”, e “Do Graffiti à Street Art: arte no espaço público” é o tema exposto pelo Frederico Sousa, do Colectivo Rua. 

Na quinta-feira, dia 10, os trabalhos têm início com a conferência com o Prof. Doutor Carlos Fiolhais, da Universidade Católica, intitulada “A Escola e as Novas Tecnologias num tempo de pandemia”. 

O Dr. Rui Correia, da Global Teacher Prize Portugal 2019, prossegue com o tema “Perceberam?”. 

O segundo painel vai debruçar-se sobre “Que Escola vamos ter no futuro (das adaptações necessárias aos novos desafios) e conta com as prestações do Dr. António Teodoro, da Universidade Lusófona, do Dr. Eduardo Lemos, do Conselho das Escolas, e do Dr. Jorge Ascenção, Presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais. A moderação vai estar a cargo do Dr. António Augusto Silva, Vereador da Educação da Câmara Municipal de Lousada, a quem cabe, igualmente, o encerramento das Jornadas. 

As VII Jornadas da Educação de Lousada são uma organização conjunta do Centro de Formação de Associação das Escolas (CFAE) Sousa Nascente e da Câmara Municipal de Lousada, contando com o apoio da CIM-Tâmega e Sousa, no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE).Juntam-se também a esta organização as direções dos quatro Agrupamentos de Escolas deste Concelho e de várias personalidades do mundo académico. 

As Jornadas são acreditadas como formação contínua de 12 horas. 

Também poderá gostar de

Escrever um comentário