O Departamento de Respostas Sociais da ACIP- Ave Cooperativa Intervenção Psico-Social de Lousada, no âmbito do acompanhamento a famílias beneficiárias do Rendimento Social de Inserção, seguindo as diretrizes compostas no Plano de contingência da Covid-19, reajustou os seus serviços por forma a dar resposta através de um serviço de proximidade, cumprindo as normas de segurança a que este período de pandemia exige.
Os serviços adaptaram-se, tendo sido dada prioridade ao contacto telefónico e online, nos contactos com os utentes e as diversas entidades. No sentido de auxiliar as famílias, a ACIP destaca que tem trabalhado em parceria com os diferentes serviços em áreas diferentes que são imprescindíveis ao desenrolar da vida quotidiana dos indivíduos acompanhados.
A maioria das famílias têm dificuldades de acesso à internet e este acompanhamento permitiu capacitar e facilitar o exercício da cidadania.
Uma das preocupações da instituição passa também por apoiar aqueles que se encontram mais isolados e sem retaguarda familiar, trabalhando no sentido de continuar a proporcionar acesso aos bens alimentares, serviços de saúde e mantendo o contacto frequente.