Início » Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo sensibiliza para o “OUTUBRO ROSA”

Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo sensibiliza para o “OUTUBRO ROSA”

por admin

“Estamos todos convocados!”

Por todo o mundo, durante o mês de outubro, a cor rosa é utilizada para homenagear as mulheres com esta doença, sensibilizar para a prevenção e diagnóstico precoce e apoiar a investigação na área do cancro da mama. Este movimento, conhecido por “Outubro Rosa” nasceu na década de 90, com o intuito de inspirar a mudança e mobilizar a sociedade para a luta contra o cancro da mama.

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), em representação da EUROPA DONNA (Coligação Europeia Contra o Cancro da Mama) e através do Movimento “Vencer e Viver”, promove a iniciativa “Outubro Rosa” com a finalidade de consciencializar para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, nomeadamente através do Rastreio, e divulgar informação e formas de apoio à mulher e família a quem foi diagnosticado um cancro da mama. No decurso deste mês, destacamos duas datas: 

  • 15 outubro: Dia da Saúde da Mama (Breast Health Day)
  • 30 outubro: Dia Nacional de Prevenção  do Cancro da Mama

Cancro da Mama

cancro de mama é um problema de saúde pública. Apesar de não ser dos mais letais, tem uma incidência elevada, sobretudo na mulher (apenas 1 em cada 100 cancros se desenvolvem no homem). De acordo com os últimos dados da International Agency for Research on Cancer (GLOBOCAN), o cancro de mama é o tipo de tumor mais comum na mulher e o segundo mais frequente em todo o mundo.

Em 2018, registaram-se cerca de 2,1 milhões de novos casos e mais de 625.000 mortes por cancro de mama a nível mundial. Em Portugal, em 2018, foram identificados mais de 6.900 novos casos e cerca de 1.800 mortes por esta causa em Portugal.

O cancro, e naturalmente o cancro da mama, acarreta implicações a nível físico, psicológico e social. Habitualmente conduz a uma qualidade de vida diminuída, sendo um dos principais problemas de saúde do século XXI. A Liga Portuguesa Contra o Cancro disponibiliza entre os seus serviços de apoio à mulher com cancro de mama, o Movimento Vencer e Viver (MVV).

 
A Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo – Vale do Sousa, associação cultural, recreativa, social e desportiva, associa-se pelo segundo ano consecutivo à iniciativa com a finalidade de consciencializar a Comunidade para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.
 
Somos Todos pela Saúde no Tâmega e Sousa!

Também poderá gostar de

Escrever um comentário