Este Novembro
Na primeira sessão do mês, a estreia na longa-metragem do grande realizador russo Andrei Tarkovski, uma obra-prima poderosa, um filme poético sobre a guerra, que recebeu o Leão de Ouro na edição de 1962 do prestigiado festival de Veneza. A história do jovem Ivan cujos pais e irmã foram mortos por oficiais nazis quando a Rússia foi invadida pelas tropas alemãs. Órfão, privado de uma infância normal, acaba por se juntar ao exército, tornando-se numa espécie de espião. Arriscando a sua vida, traz informações preciosas sobre o inimigo. Mas, um dia, Ivan não regressa da sua missão.
Depois, “O Fim do Mundo”, a história de um rapaz que, após oito anos numa casa de correcção, regressa à Reboleira, um bairro de lata que está a ser destruído, nos arredores de Lisboa. Spira é bem-recebido pelos amigos e familiares, mas Kikas, um velho traficante do bairro, fá-lo perceber que não é bem-vindo.
O programa termina em Roubaix, uma cidade no norte de França, local do violento homicídio de uma senhora mais velha e das duas vizinhas dela, mais novas, que são presas por suspeita de serem responsáveis. Um filme que se atira ao género dos policiais baseados em crimes reais, inspirado num documentário televisivo.
Sempre à segunda-feira, numa sala Cinemax Penafiel.