A exposição “Caminhos do Ferro e da Prata” vai estar patente, na Biblioteca Municipal, a partir da próxima sexta-feira, dia 4, prolongando-se até dia 29 de janeiro.
“Caminhos do Ferro e da Prata” é uma exposição composta por 63 fotografias com moldura, de Emilio Biel, Antiga Casa Fritz, que retratam a construção da via-férrea do Douro e do Minho. Obtidas certamente no inverno de 1887, por altura da conclusão da Linha do Douro, ao encontro com Espanha na ponte internacional, constituem um valioso registo de elevada qualidade técnica e artística de uma região em excecional transformação nos finais do século XIX, oferecendo uma ampla visão do desenvolvimento científico e técnico do universo da ferrovia, bem como de diversas realidades da época, designadamente da paisagem, da arquitetura, do traje, das alfaias, embarcações e costumes.
Presume-se que terá tido lugar uma viagem, ao longo das linhas do Douro e do Minho, em que o fotógrafo solicitava a paragem da locomotiva onde mais lhe conviesse à “tomada de vistas”. As pessoas que o acompanhavam e outras que se encontravam em cada local eram encenadas e advertidas de que não se poderiam mover durante um determinado espaço de tempo.
A beleza das imagens, o percurso ao longo do rio Douro, os aspetos históricos e etnográficos, o caráter da região e as tradições internacionais da zona demarcada fazem desta coleção fotográfica um conjunto único, tornado acessível ao grande público através da exposição “Caminhos do Ferro e da Prata” e da disponibilização do respetivo catálogo.
A mostra, proveniente do Museu de Lamego, pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h30 às12h30 e das 14h00 às 18h00.